Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto BNDES

LOGO

O Projeto de Modernização da Administração Geral e Patrimonial da Defensoria Pública do Estado do Ceará (PMAE) é um projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento institucional e a modernização da instituição, além de otimizar a prestação de serviço e permitir maior efetividade e transparência administrativa.

Fortalecer e renovar a Defensoria Pública do Estado do Ceará é um dos propósitos deste projeto, de modo que otimize o atendimento à população e dê mais condições aos defensores público de um atendimento aprimorado. Nesse contexto, o PMAE também busca aperfeiçoar e modernizar os instrumentos de trabalho dos defensores públicos, contribuindo para a eficiência no serviço público e celeridade nos atendimentos.

O projeto que promete acelerar a Defensoria, tem enfoque na automação de processos e sistemas (com investimentos em tecnologia de informação, comunicação e em equipamentos de informática), na capacitação de recursos humanos, serviços técnicos especializados e em equipamentos de apoio, bem como a infraestrutura física da instituição.

Os recursos provenientes do financiamento permitirão que a Defensoria execute projetos relacionados à modernização, melhoria e ampliação da prestação do serviço à sociedade cearense, já que haverá, entre outras coisas, a renovação do parque tecnológico e a reforma e ampliações.

Diretrizes e Ações

Para alcançar os seus objetivos, o PMAE foi dividido em quatro diretrizes, que são as trilhas orientadoras do projeto, ou seja, as prioridades que devem estar sempre presentes nas atividades a ser realizadas. As diretrizes, que são um desdobramento do objetivo estratégico, formam a base da criação das ações que serão planejadas, executadas, monitoradas e avaliadas pela equipe do PMAE.

Diretriz 1
Fortalecimendo da Defensoria Pública
Ações:
– Aperfeiçoamento das políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
– Procedimentos e padrões de TIC

Diretriz 2
Automação e Informatização
Ações:
– Adequação da estrutura do Centro de Dados da Sede
– Readequação e instalação de Cabeamento Estruturado
– Atualização tecnológica e instalação de Ativos de Rede
– Renovação e ampliação do Parque Tecnológico, Backup e Virtualização
– Implantação de solução de processos de negócio

Diretriz 3
Desenvolvimento de Recursos Humanos
Ações:
– Treinamento e desenvolvimento de lideranças
– Capacitação de gestores
– Gestão por competência
– Planejamento estratégico da Escola Superior da Defensoria Pública
– Programa de formação continuada da Instituição

Diretriz 4
Estruturação Física
Ações:
– Reforma de núcleos especializados e descentralizados
– Recomposição de mobiliário

Veja também:

Confira a Portaria que estabelece o Núcleo Especial de Gestão dos projetos apoiados pelo BNDES (NEGEP): PORTARIA 3191-2019 – PUBLICACAO MEMBROS NEGEP

Confira a Instrução Normativa que dispõe sobre a regulamentação do Núcleo Especial de Gestão de Projetos – NEGEP, relativo ao Programa de Modernização da Administração Geral e Patrimonial da Defensoria Pública do Estado do Ceará com recursos do BNDES: Instru—-o-Normtativa-67.2019

estado_234x60