Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Programa Rede Acolhe se reúne com instituições para fortalecer rede de apoio

Publicado em

WhatsApp Image 2017-10-26 at 14.04.21

 

O Rede Acolhe, programa da Defensoria Pública Geral do Estado realizou na manhã da última quinta-feira (26), reunião com representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), das unidades de saúde e das escolas do  Grande Bom Jardim, em Fortaleza, com o objetivo de sensibilizar as instituições que atuam na área para fortalecer o atendimento às famílias. O programa atua na assistência jurídica e psicossocial aos familiares das vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ou vítimas de tentativa de homicídio.

O coordenador do programa, Thiago de Holanda, afirma que o momento se deu em meio a necessidade do engajamento dessas instituições para o andamento do projeto. “A gente estava tendo dificuldade quando precisávamos solicitar a intervenção desses serviços, não estávamos tendo nenhuma resposta quando os ofícios eram enviados. Então decidimos que seria preciso discutir os casos e as demandas que recebemos das famílias com as instituições locais de três territórios iniciais: o Vicente Pinzon, o Grande Bom Jardim e a Barra do Ceará. Além disso, a gente também fez uma apresentação da metodologia da Rede Acolhe e buscamos o engajamento daqueles profissionais junto ao serviço”, explica o coordenador do programa.

A primeira reunião aconteceu no mês de setembro no bairro Vicente Pinzon e, segundo Thiago de Holanda, o retorno foi positivo. “A gente teve um retorno muito bom e de fato, há uma sensibilidade para que as instituições participem. Já conseguimos pactuar vários fluxos no Vicente Pinzon e agora no Grande Bom Jardim, tanto para o encaminhamento de casos, como de serviços. A gente acredita que, com esse momento de sensibilização e de engajamento dos profissionais, vamos fazer a etapa da matriz intersetorial local funcionar e dar uma retaguarda às famílias nas diversas violações”, explica.

O programa Rede Acolhe é vinculado ao Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e Vítimas de Violência (Nuapp) da Defensoria Pública do Ceará, e entre junho e outubro de 2017 já realizou visitas sociais a 33 famílias. Após essa experiência, se definiu a proposta metodológica e seus fluxos de atendimento que estão sendo apresentados às instituições de apoio.