Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Inscrições prorrogadas para seleção de mediadores comunitários no Núcleo Defensoria pela Paz

Publicado em

DEPaz_site

A Defensoria Pública do Estado do Ceará prorrogou as inscrições e selecionando pessoas da comunidade que tenham interesse de atuar como mediadores de conflitos no Núcleo Defensoria pela Paz (DEPaz) do bairro Vicente Pinzon. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 11, e seguem até o dia 27 de abril.

Ao todo serão disponibilizadas 10 vagas e os interessados deverão comparecer ao núcleo descentralizado da Defensoria Pública no bairro Mucuripe, localizado na Avenida Vicente de Castro, 7089, portando currículo e preencher o formulário disponível no ato da inscrição.

Os candidatos serão ainda entrevistados pela defensora pública e supervisora do núcleo, um representante da Escola Superior da Defensoria Publica e uma psicóloga. De acordo com Michele Alencar, supervisora do núcleo Defensoria pela Paz, a seleção vai priorizar candidatos que residem na comunidade. “Queremos que a comunidade esteja cada vez mais próxima da Defensoria Pública e acreditamos que, dando prioridade nessa seleção para as pessoas que residem nas proximidades do núcleo, será uma forma de solucionar mais rápido os conflitos. O mediador será um conhecedor das principais demandas da comunidade e a resolução de conflitos será viabilizada com agilidade”, destacou Michele.

Os mediadores comunitários atuarão como protagonistas de ações preventivas na comunidade, após ampla formação realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) em técnicas básicas de Direito, cidadania e outros mecanismos de acesso à Justiça. Esses atores exercerão o papel de protagonistas do processo de transformação e participação social.

O Defensoria pela Paz é um projeto inclui a assistência jurídica integral e gratuita para a população, a mediação e a conciliação de conflitos, a educação em Direitos, atuando de forma direta na redução de conflitos e na cultura de paz, por meio do diálogo entre as pessoas e garantias de direitos.

As atividades do Núcleo Defensoria pela Paz serão iniciadas a partir do mês de maio na Rua Altamira, s/n, esquina com a rua Antônio Carneiro, com atendimento de segunda a quinta-feira, a partir das 8 horas. A expectativa da Defensoria Pública é que o núcleo realize uma média de 240 mediações por mês.

Inscrições
Núcleo do Mucuripe – Av. Vicente de Castro, 7089.
Mais informações: (85) 3101.1079