Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Ação da Defensoria garante fornecimento de medicamentos para Albert Sabin

Publicado em

cancer

Por meio de Ação Civil Pública, interposta pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Justiça do Ceará determinou que a Secretaria de Saúde do Estado promova o fornecimento regular de quatro remédios essenciais para a quimioterapia de crianças (bleomicina, tioguanina, hidroxiureia e L-asparaginase), assim como o equipo, material essencial para o tratamento, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), sob pena de multa diária de 10 mil reais.

Para o defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, a saúde é um direito fundamental de todos, sendo mister do Nadij garantir a proteção das crianças e jovens. “A Defensoria Pública do Estado do Ceará acompanhou de perto o sofrimento dessas crianças e adolescentes, e a luta de suas famílias pela efetivação do direito à saúde. A decisão favorável é a concretização do nosso mister constitucional, de levar o amplo acesso à justiça a população infanto-juvenil do Ceará”.

Na decisão, a juíza da 3a Vara da Infância e Juventude, Mabel Viana Maciel, diz que “a saúde é direito de crianças e adolescentes, sendo dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.

No início de março deste ano, os defensores públicos do Nadij receberam uma denúncia de mães sobre a falta de medicamentos necessários ao tratamento de câncer de seus filhos. Na ocasião, foi diagnosticada a ausência de onze substâncias (ácido folínico, bleomicina, carboplatina, tioguanina, metotrexato 500mg, metotrexato 50mg, ondansetrona, doxorrubicina, mercaptopurina, hidroxiureia e L-asparaginase), apontadas pelos técnicos como substâncias necessárias para o tratamento de crianças com câncer e em falta naquele momento no Hospital. De acordo com a gerente médica da Associação Peter Pan, Sandra Emília Almeida, dos quatro medicamentos que foram solicitados para a quimioterapia das crianças, apenas o bleomicina está em falta no momento. “A ausência de um remédio prejudica e compromete os tratamentos, tendo agora a garantia que todos serão disponibilizados, temos grandes chances de melhoras e de cura para as crianças”, conclui.

A partir das denúncias, os defensores fizeram uma inspeção no HIAS, no dia 05 de março, e constataram a ausência. Com isso, fizeram relatório e encaminharam as recomendação à Secretaria de Saúde do Estado para a regularização da situação. A demanda, todavia, não foi solucionada em totalidade de forma administrativa. “Uma nova inspeção foi realizada no dia 21 de março de 2018 e verificou-se que alguns remédios teriam chegado, porém continuavam faltando quatro medicamentos essenciais e de uso diário e continuo no HIAS. Além disso, apesar dos outros medicamentos terem chegado, eles não estavam podendo ser utilizados devido a falta do equipo, material necessário para a realização das quimioterapias”, explica o defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho.