Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

ACP para interditar carceragens das delegacias de Fortaleza tramita na Justiça desde 2012

Publicado em

ACP para interditar carceragens das delegacias de Fortaleza tramita na Justiça desde 2012A Defensoria Pública do Estado do Ceará apoia a decisão do Governo do Estado do Ceará, anunciada ontem pela Secretaria da Justiça e Cidadania, de desativar as carceragens das delegacias da capital em prazo determinado de seis meses. Esta solicitação é tema de ação civil pública que tramita na justiça cearense desde 2012 e ainda não apreciada no mérito.

De acordo com o defensor público e supervisor do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas de Violência (Nuapp), Emerson Castelo Branco, “a declaração desta quarta-feira, divulgada na imprensa, reforça o tema da Ação Civil Pública interposta pela Defensoria em 2012 que desde então tramita na 15a Vara da Fazenda Pública de Fortaleza”, destaca.

À época, o Nuapp realizou uma série de inspeções em 26 delegacias de Fortaleza e gerou um relatório com mais de 300 páginas com fotos que mostravam as situações de todos os distritos policiais. Com o material foi elaborada uma Ação Civil Pública (ACP) que pediu a desativação imediata das carceragens das distritais, além de realizar uma série de recomendações ao poder público. A ação foi apreciada e numa tentativa de mostrar o agravamento da situação, ela foi atualizada com mais vistorias e inspeções dos defensores, em 2016.

O defensor informa que a última movimentação da ACP foi no dia 4 de outubro de 2017, quando o juiz solicita a oitiva da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para que, no prazo de 60 dias, seja apresentado um relatório detalhado informando o número de presos que permanecem nas carceragens das delegacias da capital, com a data do ingresso e a situação jurídica de cada um deles, além do número de carceragens que estão funcionando, informando a situação detalhada dessas instalações. A decisão foi dada ciência ao Governo dia 06 de dezembro, quando começa a contar o prazo para resposta.

“Já informamos em juízo as condições físicas e de segurança destes estabelecimentos onde muitas dessas celas, além da superlotação e da insalubridade, não há correta separação de presos  – adultos e idosos, provisórios e definitivos, primários e reincidentes ou mesmo conforme a espécie de infração penal. Os policiais civis, pagos pela coletividade para investigar crimes, acabam tendo que prestar um serviço de guarda de presos e deixam de direcionar esforços para a apuração criminal”, complementa o defensor público.