Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Adolescentes de unidades de acolhimento participam de oficinas preventivas sobre saúde

Publicado em

materia saude jovens abrigoO Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, em parceria entre com a Secretaria da Saúde do Estado e  do município, promovem oficinas sobre saúde reprodutiva destinada aos adolescentes em situação de acolhimento da Região Metropolitana de Fortaleza. A ação acontece no dia 27 de abril, a partir de 8h30, no auditório Jesus Xavier de Brito da sede da Defensoria Pública (Avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante).

A expectativa é que participem setenta e cinco adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, de onze unidades de acolhimento, que vão ouvir orientações de profissionais de saúde sobre doenças sexualmente transmissíveis e esclarecer sobre métodos contraceptivos, oferecendo informações que os ajude a ter mais cuidado com o corpo. A atividade tem como objetivo dialogar com os adolescentes, dentro do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que promove atividades de promoção, educação e lazer para crianças e jovens sobre a saúde sexual e reprodutiva.

A defensora pública do Nadij, Ana Cristina Teixeira Barreto, explica que a iniciativa partiu de uma necessidade dos próprios abrigos, que sentem dificuldades de orientar e promover estes debates. “Existe uma agenda pendente sobre saúde reprodutiva e direitos sexuais e reprodutivos que entendemos ser parte essencial da agenda de desenvolvimento e de direitos humanos. Nosso papel é unir forças com a Secretaria de Saúde do Estado e do Município e também levar esta pauta para dentro da Superintendência do Sistema Estadual do Atendimento Socioeducativo, apoiando e dando vazão a esta agenda e abordagem”, declara.

A coordenadora da Unidade de Acolhimento Nossa Casa, Célia Oliveira, registra que tem dificuldade, no dia a dia da instituição, de abordar alguns assuntos e este módulo, trazido a conhecimento de todos, será importante. “A rotatividade dos adolescentes dentro da unidade de acolhimento é muito grande e, constantemente, precisamos abordar sobre o assunto, porque as meninas e os meninos têm uma vida social ativa, estudam ou trabalham e, consequentemente, alguns já possuem vida sexual ativa também. é uma fase de descobertas do próprio corpo e a orientação é sempre bem-vinda. Então, essa iniciativa de promover esses encontros com os jovens sobre essa temática é louvável, porque vai nos auxiliar nesta demanda que, muitas vezes, não temos condições de administrar”, ressalta Célia.

Além dos adolescentes que estão na unidade de Acolhimento Nossa Casa, participarão ainda os jovens da Casa da Criança, Nova Vida, Madre Paulina, Tia Júlia, Acolhimento I, Acolhimento IV, Santa Gianna, Recanto da Luz, Casa Abrigo e Pequeno Nazareno. As palestras serão ministradas pelo pedagogo e especialista em dinâmicas de grupo José Helder Diniz Júnior e pela enfermeira especialista em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da SESA, Anuzia Lopes Saunders.