Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Anvisa regulamenta uso medicinal do Canabidiol. Defensoria tem ações judicias para acesso aos tratamentos

Publicado em

joaogabriel

Uma vitória para além dos papéis e ações judiciais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta terça-feira (03) um novo regulamento para produtos medicinais derivados de cannabis. A regulamentação aprovada será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e entrará em vigor em 90 dias. Antes da regulamentação, cada novo usuário precisava passar por longa etapa de laudos, provas e documentações para obter a autorização para importação, em prazos que demoravam pelo menos 30 dias.

Quem celebrou a notícia é a dona de casa Margarida Alencar é mãe do João Gabriel de 12 anos, diagnosticado com paralisia cerebral. “Essa decisão é uma vitória, porque vai facilitar a compra. Quantos estão atrás e não conseguem?”, disse. Em 2018, ela recorreu à Defensoria Pública do Estado para ter acesso ao medicamento a base de cannabis. Perdeu em primeira instância e os defensores foram ao Tribunal de Justiça e recorreram da decisão. Somente após 12 meses do ingresso, recebeu parecer favorável para o tratamento. A família ainda aguarda receber o medicamento previsto para chegar em dezembro pela Secretaria de Saúde do Estado. “Meu filho chega a ter dez convulsões em um dia, ele já chegou a ter 15. Cada convulsão dessa é um desespero, é desgastante, não consigo segurar ele. Sabemos que isso prejudica o cérebro e que com a medicação correta melhoraria muito a nossa vida. Semana passada, pela primeira vez, ele teve de ir à emergência, ficou convulsionando de três até cinco horas da manhã. Isso é desesperador. Acredito que, a partir do momento que ele passar a tomar esse remédio, vai melhorar, principalmente as convulsões, além da parte motora e cognitiva”, relata Margarida.

O medicamento é um componente extraído da planta cannabis sativa e pode ser utilizado no tratamento de doenças que acometem o sistema nervoso central, por exemplo a epilepsia, sem causar alteração psíquica alguma. Mesmo agora tendo a sua comercialização regulamentada, o medicamento ainda é de alto custo e será na Defensoria Pública do Estado e da União que as pessoas que não têm condições de pagar pela medicação poderão recorrer. Durante os anos de 2018 e 2019, cinco casos foram atendidos pelo Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Destes processos abertos pelo órgão, três casos foram deferidos. De acordo com a defensora pública Karine Matos, titular do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), a liberação pela Anvisa significa um grande avanço. “São processos geralmente longos, onde as pessoas precisam recorrer a vários laudos, documentos e antes da regulamentação era mais uma etapa que o nosso assistido precisava fazer, em busca das documentações. É claro que quem não puder buscar esse medicamento na rede privada, vai precisar recorrer ao judiciário, mas agora o processo se tornou menos burocrático. Temos a constatação do quanto esse medicamento é necessário para o tratamento de inúmeras doenças. Tanto médicos como os assistidos que recorrem ao núcleo descrevem as melhorias nos sintomas das doenças. É um marco para nós que atuamos com questões assim diariamente”, destaca a defensora pública.

canabidiolEm julho de 2018, sem poder custear o valor do remédio e com os custos de entrega, a secretária Rita Helena Lima, 40, procurou o Nudesa. No mesmo mês, o juiz de direito Paulo de Tarso Pires Nogueira, atendendo o pedido de urgência da Defensoria, decidiu por procedente a decisão da disponibilização do Canabidiol para a filha Ana Júlia Rocha de Oliveira, hoje com sete anos. Foi a primeira vitória na Defensoria Pública para o uso medicinal do Canabidiol. Há um ano, a criança toma o medicamento duas vezes ao dia. As pequenas doses de 0,4ml são suficiente pra mudar um cenário que, antes, aterrorizava a vida da mãe. Ana Júlia chegava a ter cerca de 30 crises de epilepsia durante o dia, em decorrência da paralisia cerebral, mas hoje esse cenário mudou. “Aos poucos ela está conseguindo recuperar movimentos e melhorando. Eu só tenho agradecer pelo importante trabalho da Defensoria, que viabilizou uma melhora na qualidade de vida da minha filha. Ana Júlia é uma criança abençoada, já enfrentamos muitas dificuldades, mas com fé em Deus vamos vencendo”, acredita Rita.