Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Após 27 anos sem documentos, homem descobre que havia sido registrado

Publicado em

Após 27 anos sem documentos, homem descobre que havia sido registrado

Há menos de um mês, precisamente no dia 23 de abril de 2018, o mestre de obras Francisco de Assis Alves, 73, procurou o Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O senhor, pai de 28 filhos, foi ao NCA para regularizar a documentação de um dos filhos, que não havia sido registrado. No dia 21 de maio, “Seu Chico” veio ao NCA receber a certidão de nascimento de André Alves, seu filho.

Após a vinda do senhor à Defensoria Pública, o procedimento foi checar em todos os cartórios de Registro Público de Fortaleza se consta algum registro no nome do rapaz. Felizmente, foi identificado no Cartório da 3a Zona o registro de André. “Nosso procedimento inicial foi realizar uma busca nos cartórios de Fortaleza para nos certificarmos se havia registro ou não do André. De forma afortunada, tivemos a boa notícia de que havia um registro e o cartório positivamente nos respondeu e encaminhou a segunda via da certidão de nascimento”, explica a defensora pública supervisora do NCA, Andréa Rebouças.

Seu Chico se alegra, pois, se o caso fosse judicializado, eles teriam de esperar entre três meses ou mais para conseguir a certidão. “Na sexta-feira, dia 28, me ligaram e disseram que eu só precisava vir pegar a certidão do meu filho aqui, nem acreditei. Não sabíamos de registro nenhum, mas foi graças à atuação da Defensoria que eu pude saber que havia”, explica Seu Chico.

Para André, são incontáveis possibilidades agora. Depois de 27 anos sem nenhuma documentação, sua prioridade é seu filho. “Primeira coisa que vou fazer é registrar meu filho, claro. Eu não consegui registrar ele, porque eu não tinha documento algum. Depois, vou ir atrás de trabalhar de carteira assinada. Ter garantia e conforto para poder sustentar minha família”, conta aliviado.

A documentação é a via necessária para tornar o indivíduo um cidadão que pode, e deve, exercer sua cidadania de forma plena, como explica Andréa Rebouças. “É imprescindível que todas as pessoas possuam registro de nascimento, que é uma anotação do nascimento de uma criança em livro próprio do cartório de registro civil e que autoriza a emissão da certidão de nascimento”. A defensora acrescenta ainda que “com a certidão de nascimento em mãos, a pessoa tem acesso a todos os serviços públicos disponíveis, tais como, postos de saúde, educação, sendo imprescindível para a expedição de outros documentos, tais como carteira de identidade e de trabalho, CPF, título de eleitor e demais documentos que são necessários para os atos da vida civil”, finaliza.

Relembre o caso: goo.gl/NbzY4q

Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública
Rua Nelson Studart, S/N, bairro Luciano Cavalcante