Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Após intervenção da Defensoria, Prefeitura de Quixadá instala pias para higienização das mãos

Após intervenção da Defensoria, Prefeitura de Quixadá instala pias para higienização das mãos

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado recomendou à Prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, a instalação de lavatórios públicos para higienização das mãos da população que passa pelo centro da cidade. O documento foi enviado no dia 28 de maio, assinado pelos defensores públicos Julio César Matias Lobo e Valéria Araújo Neves, e pedia, além desta, uma série de ações em medida de combate ao novo coronavírus (Covid-19), no município. As pias públicas foram instaladas ontem, dia 06 de julho.

Esta é a terceira cidade do interior do Ceará em que a poder municipal segue as recomendações da Defensoria e instala os equipamentos de higienização. As Prefeituras de Tauá e Russas já haviam sido oficiadas para seguir as recomendações e acataram a sugestão.

Em Quixadá, três lavatórios foram instalados nas proximidades de locais onde funcionam serviços essenciais, como instituições bancárias, farmácias e em praças públicas. Cada equipamento é composto por cuba, torneira, sabão e um tambor para armazenar a água. A cidade já registrou 55 óbitos pela doença e 2.380 casos de pessoas foram infectadas pela Covid-19.

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel estão entre as medidas que ajudam a evitar a propagação do vírus. De acordo com o defensor público, Júlio César Matias Lobo, “a instalação de pias nas proximidades dos locais onde funcionam serviços essenciais é um importante instrumento de prevenção à disseminação do vírus, com baixo custo financeiro, mas com potencialidade de impedir a propagação da doença, especialmente no centro da cidade, onde não há banheiros públicos disponíveis para atender a todos”.

Serviço

Os endereços eletrônicos e números de celulares estão disponíveis no site oficial da Defensoria (www.defensoria.ce.def.br) ou nas redes sociais da Defensoria. Cada núcleo especializado ou órgão de atuação na cidade do interior há um contato específico disponível para a população. Além disso, o Alô Defensoria (o número 129), principal canal de relacionamento com o cidadão da Defensoria Pública do Ceará, vem esclarecendo e orientando a população por telefone.

Quixadá

E-mail: defensoria.quixada@gmail.com

Telefone: (88) 99976-8803