Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assistido da Defensoria conhece time dos sonhos

Publicado em

IMG_4272

Ressignificar a vida a partir de novas e velhas experiências faz parte da rotina de Antônio Cláudio Barbosa de Castro, 35. Preso injustamente durante 5 anos e solto há 19 dias, o borracheiro teve a oportunidade de conhecer a Sede do Fortaleza Esporte Clube na manhã desta sexta-feira, 16. A visita foi viabilizada após parceria da Defensoria Pública com a administração do time e faz parte dos ideais da instituição: garantir assistência e promover os direitos humanos.

“É importante para mim, não só vivenciar coisas novas, mas ser bem recebido onde eu chego, poder compartilhar um pouco e ser escutado, abraçado. Foi isso que aconteceu hoje. Foi muito importante, porque tive oportunidade de, junto ao meu pai, meu irmão e meus sobrinhos, realizar um sonho como esse. Conhecer o clube, os jogadores, o presidente. Graças a Defensoria Pública, que tem me acompanhado e olhado por mim, para além da área jurídica, eu consegui vivenciar tudo isso”, alegra-se Cláudio.

--- Sem Imagens ---

O acesso ao lazer e ao esporte também são fundamentais para que a pessoa se recupere dos danos que sofreu durante a prisão, como explica o defensor público Emerson Castelo Branco. “O trabalho da Defensoria Pública vai além da assistência jurídica, e sim proporcionar as oportunidades para que os assistidos exerçam sua cidadania plena e tenham seus direitos garantidos, principalmente no caso do Cláudio, que sofreu durante anos uma grande injustiça e agora cada momento é importante e significativo na vida dele. O futebol, o acesso ao estádio, é também uma forma de garantir um direito constitucional: o de acesso ao esporte e lazer”.

Durante a visita, Cláudio acompanhou o treino do jogadores, foi recebido por funcionários e conheceu o presidente do clube, Marcelo Paz. “Nós temos plena consciência do peso que um clube de futebol tem na vida de muitas pessoas, influências positivas, pauta muitas vezes as famílias, a alegria e o prazer. O caso do Antônio Cláudio sensibilizou todo mundo e o Fortaleza abriu as portas para ele, estamos muito antenados às causas sociais e é importante que o exemplo dele seja passado para os atletas, para a torcida. O exemplo de resiliência e luta, inclusive, do perdão e da gratidão. O trabalho da Defensoria cumpriu o papel, de estar perto, de acompanhar e dar o suporte e de ter o êxito. É um trabalho coletivo e quem ganha é a sociedade”, destaca o presidente, Marcelo Paz.

Na oportunidade, o presidente do Fortaleza Esporte Clube presenteou Cláudio com uma camisa oficial, além do ingresso no sistema de sócio-torcedor, que possibilita o acesso aos jogos.

Relembre – Antônio Cláudio foi preso em 2014, preventivamente, acusado de ser o Maniaco da Moto. Em 2018, foi condenado a nove anos de prisão. Em 2019, a Defensoria Pública do Estado do Ceará juntamente com o Innocence Project Brasil, ingressaram com um processo de revisão criminal, que teve o veredicto favorável e comprovou sua inocência.