Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Associação lança segunda edição do prêmio de jornalismo para matérias sobre Defensoria Pública

Publicado em

CardPREMIO-1000x550Durante todo o mês de outubro, o II Prêmio Adpec de Jornalismo estará recebendo as inscrições de matérias jornalísticas em TV, Rádio, impresso e web que abordem o trabalho desenvolvido pelas defensoras e defensores públicos do estado do Ceará e a atuação da Defensoria Pública.

Nesta edição, o Prêmio apresenta o tema “Defensoras e defensores públicos pelo direito à documentação pessoal”, mote da Campanha Nacional de 2018 dos defensores de todo o país, que aborda a erradicação do sub-registro, com foco nas ações de registro de nascimento tardio, retificação em geral, emissão de 1ª e 2ª via da documentação básica (certidões de nascimento e casamento; certidão de óbito de parentes, assim como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros) e retificação de documentos (nome social e/ou erro de informações). O tema foi escolhido pela Campanha Nacional dos Defensores Públicos que visa ajudar cerca de 3 milhões de pessoas que não possuem certidão de nascimento e/ou que precisam fazer algum tipo de alteração em seus documentos oficiais.

Além dos trabalhos com o eixo temático, também serão premiados trabalhos com temas livres sobre a Defensoria na categoria Prêmio Espacial. “A ADPEC sempre defendeu a luta dos defensores públicos pela democratização do acesso à Justiça como forma de garantir a dignidade humana e diminuir consideravelmente a desigualdade social em nosso país. Dessa forma, o II Prêmio ADPEC de Jornalismo vem para consolidar essa parceria com a imprensa cearense no sentido de dar visibilidade às ações sociais e de direitos humanos desenvolvidas pelos Defensores Públicos em suas variadas áreas de atuação”, declara Ana Carolina Gondim, presidente da ADPEC.

Além da premiação em dinheiro, o II Prêmio Adpec de Jornalismo reconhece com menção honrosa os trabalhos universitários selecionados nas quatro categorias. As inscrições serão durante o mês de outubro e serão aceitos trabalhos publicados no período entre 11 de novembro de 2017 a 1º de novembro de 2018. As inscrições são realizadas no site da associação (www.adpec.org.br) e todos os arquivos solicitados também são recebidos por meio eletrônico.