Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Atendimento jurídico na Praça do Ferreira celebra o Dia do Defensor Público

Publicado em

DSC_0658

Na manhã desta quinta-feira, dia 19 de maio, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, em parceira com a Associação dos Defensores Públicos do Estado, realizou mutirão de atendimentos na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público e contou com a presença de 32 defensores públicos prestando orientação jurídica.

As dúvidas da população presente no evento não se restringiam apenas às demandas sobre saúde pública e planos de saúde, tema da campanha deste ano da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), mas também às demandas relacionadas ao direito das mulheres, de família, do idoso, do consumidor e na área criminal. Ao todo, os defensores púbicos realizaram 210 atendimentos.

“Hoje, no Dia do Defensor Público, estamos trabalhando em uma campanha muito especial intitulada ‘Defensoria Pública por Mais Saúde’, iniciada pela Anadep, devido a grande demanda de questões de saúde na Defensoria Pública. Mas, hoje, lidamos com diversas procuras, como direito de família, direito do consumidor e problemas com concessionários de energia e prestadores de serviços públicos, assim como questões atuais como o superendividamento. Fizemos questão de realizar este momento, justamente para auxiliar nessas demandas e reiterar a importância da efetivação dos direitos de cada cidadão”, destacou a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo.

A vendedora Maria do Carmo conseguiu sair rapidinho do trabalho para ser atendida no mutirão e falou com a nossa equipe. “É muito importante essa ação dos defensores públicos aqui na Praça do Ferreira porque esclarece pra gente uma série de dúvidas. Antes eu não tinha noção de onde procurar ajuda. Hoje já sei aonde ir e a quem recorrer. A defensora que me atendeu foi ótima e estou satisfeita com as dúvidas que esclareci aqui. Falta só juntar toda a documentação e dar entrada agora no processo. Vou conseguir resolver minha situação”, relatou.

Com o número de defensores públicos acima do esperado, não houve demora na espera para ser atendido. O aposentado Carlos Alberto da Silva se surpreendeu com a agilidade. “Vim para o centro da cidade para resolver uma série de pendências e ainda bem que coincidiu com esta ação da Defensoria Pública. Eu pensava que ia demorar para a minha senha ser chamada, mas me surpreendi. Fui atendido assim que cheguei e estou muito satisfeito”, concluiu.

A população contou ainda com os serviços da Secretaria de Saúde do Estado, com técnicos de enfermagem realizando aferição de pressão arterial, orientações de nutricionistas sobre a alimentação saudável (com especialistas medindo o Índice de Massa Corpórea), orientações sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti, e sobre a campanha Maio Amarelo, que chama a atenção em favor da segurança no trânsito.

A ação contou ainda com serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), com a emissão de carteiras de identidade e CPF; do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que realizou exames de DNA; e, do Instituto dos Cegos com massoterapia.