Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Atividades recreativas são ofertadas para as crianças e adolescentes em situação de acolhimento

Publicado em

image1

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove programação de férias para cerca mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em Fortaleza. O projeto “Acolhimento em Férias” tem objetivo de proporcionar atividades recreativas e culturais, bem como oferecer a chance de convivência social. Cinema, piquenique e brincadeiras em parque aquático estão incluídos na programação que acontece de 18 de julho a 4 de agosto.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará é parceira institucional do projeto, ao lado do Ministério Público do Ceará (MPCE), Juizado da Infância e Juventude, ONGs Acalanto e Rede Adotiva, Clube da Caixa Econômica Federal, Casa José de Alencar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shopping Center Iguatemi Fortaleza, entre outros.

Em 2016, a Defensoria, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), traçou o programa Defensoria Amiga dos Abrigos que promoveu de outubro a dezembro uma série de programações culturais, envolvendo toda a rede de acolhimento da capital, doando ainda 1.210 brinquedos, entre jogos, bonecas, carrinhos, bolas e livros, fazendo a alegria de crianças e adolescentes. O defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho explica que está iniciando os preparativos da nova campanha e vê como salutar o engajamento do sistema de justiça nesta tarefa. “Em 2016, fizemos uma reunião com os responsáveis pelos acolhimentos e eles nos relataram que a maior dificuldade era promover o lazer para as crianças e jovens acolhidos, mantendo uma rotina de convivência social. Daí criamos o projeto Defensoria Amiga dos Abrigos que traz a integração na sociedade, promovendo a inserção destas crianças, isoladas por medida preventiva, mas que devem contar com toda a sociabilidade possível”, explica.

O defensor acredita  que esta iniciativa da rede de atendimento e proteção à infância possibilita que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados. “O projeto da CEJAI caminha nesta vertente e vemos com muito contentamento mais atores do sistema de justiça engajados nesta luta”, destacou Adriano.