Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Audiência pública discute a garantia de direitos das pessoas Surdas

Publicado em

surdos

No próximo dia 26 de abril, o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará promove uma audiência pública para receber as demandas dos Surdos cearenses, mobilizados pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), no que tange a garantia de direitos. A audiência será às 9h, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria Pública, que fica no bairro Luciano Cavalcante.

A defensora pública Sandra Sá, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), aponta como fundamental este aprofundamento nas demandas coletivas e individuais da comunidade de Surdos e fazer os devidos encaminhamentos ao poder público e às empresas para que cumpram o que determinam as leis e, se preciso, ingressar com ações na Justiça para garantir estes direitos. “O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria recebeu a demanda e está ampliando a discussão, está convidando membros e representantes dos poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal, universidades, associações e demais entidades de apoio aos Surdos para fazer o diagnóstico ampliado e encaminhamento de soluções”, informa.

A comunidade de Surdos, na maioria dos casos, é formada por aqueles que nasceram surdos, ou que ficaram surdos antes de aprenderem a falar ou entender a fala – conhecida como surdez pré-lingual. Os Surdos têm direitos iguais e capacidades ampliadas de fazerem o que todas as pessoas fazem, exceto ouvir. Em regra, se comunicam por meio de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Audiência Pública
Dia 26 de Abril, 9h
Rua Pinto Bandeira, 1.111 – Bairro Luciano Cavalcante
Telefone: (85) 3194.5028