Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Audiência pública discute nova experiência de ressocialização de presos

Publicado em

apac

 

Uma nova experiência de ressocialização pode ser aplicada para os privados de liberdade cearenses. É o método de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), um modelo brasileiro que busca humanizar o cumprimento das penas, oferecendo melhores condições nas unidades prisionais e, consequentemente, uma vida mais digna aos encarcerados.  Esse modelo – e sua implantação na Região Metropolitana de Fortaleza – será discutido em audiência pública realizada na próxima sexta-feira (26), às 9h, no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A audiência pública terá a presença do magistrado Paulo Antônio de Carvalho, juiz de Execução Penal de Minas Gerais, e um dos incentivadores para a implantação do modelo em Itaúna. Após a audiência, será realizado um seminário para apresentar os detalhes da implantação da Apac.

Durante a tarde de sexta e por todo o sábado serão detalhadas questões como trabalho, estudo, assistência jurídica e à saúde dos internos dentro de uma Apac. A conversa será mediada pelo magistrado, por um integrante da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e um egresso mineiro que vivenciou a metodologia. Poderão participar do seminário pessoas que tenham interesse em atuar como voluntários na implantação do método.

A Defensoria Pública do Ceará apóia a audiência, assim como a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Conselho da Comunidade de Fortaleza, o Conselho Penitenciário do Estado, a Faculdade de Direito da UFC e o Fórum Nacional de Reconstrução Social.

História das Apacs

A primeira Apac surgiu em São José dos Campos, no interior paulista, em 1972. A instituição foi idealizada pelo advogado e jornalista Mario Ottoboni e por um grupo de religiosos. A segunda surgiu mais de dez anos depois, em 1986, em Itaúna. 

As Apacs são ligadas à FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) entidade que congrega, orienta e fiscaliza a implementação da metodologia no Brasil, além de assessorar a aplicação do método no exterior. A fundação está filiada à Prison Fellowship International (PFI, sigla em inglês de Sociedade Internacional de Prisão), que é uma organização que presta consultoria à ONU sobre assuntos penitenciários.

O método se fundamenta em alguns elementos como participação da comunidade, assistência à saúde, ajuda mútua, entre outros. A Apac só existe com a participação da comunidade, que é responsável por introduzir o método nas prisões. Internamente, os recuperandos precisam ajudar uns aos outros e também cuidar da unidade onde passam a cumprir suas penas.

No método Apac, o regime fechado é o tempo para a recuperação, o semiaberto para a profissionalização, e o aberto, para a inserção social. Neste sentido o trabalho aplicado em cada um dos regimes, deverá ser de acordo com a finalidade proposta.

*com informações da Assessoria de Comunicação da Sejus