Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Bairro Bom Jardim recebe programação especial da Defensoria Pública em alusão ao mês da Mulher

Publicado em

“Há dois anos meu filho iniciou um curso, só que cancelaram e não devolveram o dinheiro que já estava pago, vim aqui hoje pra poder saber como proceder por que já estou com essa dificuldade há 2 anos. Só tive oportunidade de resolver meu problema com a vinda da Defensoria Pública até o nosso bairro”. O desabafo é da dona de casa Eliana Pereira, 40, no evento realizado em alusão ao mês das mulheres, no Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ).

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará promoveu essa ação em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), da Secretarias da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS), da Saúde (Sesa) e da Cultura (Secult).

O tempo nublado e a chuva persistente não foram obstáculos para o público nos dois dias de evento, realizados na quinta e sexta-feira, 09 e 10. A população contou com palestra dos defensores públicos do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública (Nudem), Jeritza Braga, Daniel Monteiro, Júlio César Barroso e Paulo Emílio de Alencar, que abordaram temáticas referentes à violência doméstica como os tipos de violência, além de apresentarem a função da Instituição e do Núcleo.

“O foco principal dessa programação é o fortalecimento da cidadania, o enfrentamento à violência doméstica e a efetivação da participação das mulheres nos espaços sociais de poder e decisão. O mais interessante é perceber que não só as mulheres estavam participando, mas também os homens que se mostraram ávidos em ouvir e conhecer sobre o assunto. Nosso objetivo é disseminar informações, dando oportunidade para que cada cidadão conheça seu direito”, destaca a supervisora do Nudem e defensora pública, Jeritza Braga.

IMG_6265

 

 

IMG_6167O estudante Victor Manuel de Oliveira, 16, foi um dos que participaram da palestra. “A discussão sobre violência contra mulher é necessária porque ela é uma realidade. Essas questões sociais precisam ser  debatidas em mais lugares, principalmente dentro das escolas para que a gente possa construir uma sociedade baseada no diálogo”, pontua.

A manicure Fabiana da Silva, 34, residente do bairro Bom Jardim, também destacou a importância da Defensoria estar cada vez mais próxima da população: “Eu já conhecia os serviços da Defensoria Pública, mas é importante destacar momentos como esse, quando a instituição se aproxima das comunidades mais fragilizadas. Acredito que deveria haver mais eventos como esse. Uma coisa que acho fundamental, e que acredito que ainda não exista, é a ida dos defensores públicos às escolas. Para poder começar a colocar na cabeça dos jovens o respeito dos seus direitos e facilitar o acesso à justiça”, sugere.  IMG_6219

Os dois dias de evento reuniram cerca de 400 pessoas, onde a população teve a oportunidade de participar da palestra sobre violência obstétrica proferida pela presidente da Organização Parto Normal em Fortaleza, Priscilla Rabelo, da orientação jurídica dos defensores públicos, além de usufruírem de outros serviços, como a emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e aferição da pressão. No total, foram emitidos 217 documentos e 65 carteiras de trabalho, além de orientação sobre o ciclo evolutivo do Aedes Aegypti.

A programação continua na próxima segunda-feira, 13, com orientação jurídica dos defensores públicos. O defensor público Daniel Monteiro enfatiza a importância da iniciativa em um dos bairros com maiores índices de violência contra a mulher: “Estatisticamente, o Bom Jardim apresenta altos índices de violência doméstica e familiar, então essa programação vem simbolicamente trazer o serviço da Defensoria Pública com o intuito de fortalecer e promover a educação em direitos na comunidade,  para que as pessoas saibam a quem recorrer e o que fazer nos casos de violência, e, consequentemente, mais mulheres denunciem e notifiquem os órgãos competentes, seja a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher e as demais instituições que atuam na rede de proteção da mulher”.

 

Serviço:
Dias 9, 10 e 13 de março

Orientação jurídica com defensores públicos / Roda de conversa sobre violência doméstica
Horário: das 8h30 às 12h30

Local: Centro Cultural do Bom Jardim – Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim, Fortaleza – Ceará