Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Canindé é a próxima cidade a receber sede própria da Defensoria Pública

Publicado em

Canindé

Nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugura mais uma sede própria no interior do Estado. Desta vez, o município de Canindé, a 120km de Fortaleza, receberá um lugar adequado para receber os assistidos, que anteriormente eram atendidos em uma sala do fórum da cidade. O novo espaço fica localizado na Rua Dr. Gerôncio Brígido, 658, no bairro Imaculada Conceição, onde dois defensores públicos darão continuidade ao atendimento a população.

A sede está localizada no mesmo bairro onde funcionam o Fórum e a Prefeitura Municipal. Dispõe de gabinetes individualizados para os defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção e almoxarifado. O espaço foi idealizado para melhor receber os assistidos com mais acessibilidade e toda uma estrutura para oferecer um ambiente tranquilo e receptivo à população. “Por muito anos, a Defensoria atuou no Fórum da cidade, e isso se repete em várias cidades do interior. Mas, geralmente, as salas são reduzidas, onde os assistidos não têm conforto e privacidade necessários para um atendimento individualizado. Estamos ao longo deste ano mudando um pouco essa realidade. Na semana passada fizemos a inauguração de uma sede nova em Pacatuba, agora em Canindé e a expectativa é abrir sedes próprias ainda este ano em Beberibe, Sobral e Iguatu”, destacou o defensor público e coordenador da Coordenadoria das Defensorias do Interior, Ricardo Batista.

Durante os anos de 2017 e 2018, a Defensoria Pública em Canindé somou 14.376 atividades. Se utilizar o parâmetro estatístico apontado pelo PNAD/IBGE (3,6 pessoas por atuação) são mais de 51 mil pessoas beneficiadas indiretamente pela atuação da Defensoria na cidade. Os atendimentos em Canindé são realizados pelos defensores públicos Aírton Jorge Sá Filho e José Fabrício Sabino. “Aqui passam cerca de 40 pessoas por dia e estamos nesse mês de fevereiro ainda em fase de adaptação no novo espaço, mas já deu para perceber que a mudança na infraestrutura vai melhorar tanto no nosso ambiente de trabalho, como no atendimento à população, impactando diretamente na ampliação do número de pessoas beneficiadas”, destaca o defensor público Aírton Jorge Sá Filho.

Os atendimentos também são realizados pelo defensor público José Fabrício Sabino. “A inauguração dessa sede se manifesta como a atuação definitiva de nossa instituição na comarca, garantindo um atendimento digno à população hipossuficiente e, sobretudo, o acesso irrestrito dos necessitados ao Judiciário em prol da garantia de seus direitos”, complementa o defensor.

Para a defensora geral Mariana Lobo, a sede fixa demarca ainda mais a atuação da Defensoria para a população do interior. “Somos a porta de entrada das pessoas no sistema de justiça, por isso as pessoas se identificam e passam a conhecer nossa atuação ainda mais. Isso é importante para que a Defensoria cresça, dialogando sempre com os demais órgãos públicos, uma parceira na perspectiva de construir pontes e caminhos para sedimentar o acesso à justiça de modo amplo”, afirma Mariana.

Serviço

Inauguração da Nova sede em Canindé
Data: 21 de fevereiro de 2019
Horário: 10 horas
Rua Dr. Gerôncio Brígido, 658 – Bairro Imaculada Conceição