Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Capacitação de prevenção ao suicídio acontece na Defensoria para equipe técnicas das unidades de acolhimento

Publicado em

IMG_2993

 

 

 

 

Nesta terça-feira, 25, a Defensoria Pública promoveu capacitação sobre prevenção ao suicídio voltada para as equipes técnicas de educadores das unidades de acolhimento de Fortaleza e demais colaboradores. O evento foi organizado Núcleo de Atendimento da Defensoria na Infância e Juventude (Nadij), em parceria com o setor de psicossocial, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas dentre elas, assistentes sociais e psicólogos das unidades que acolhem crianças e adolescentes e demais colaboradores da instituição.

A abertura da capacitação foi promovida pela defensora pública titular do Nadij, Ana Cristina Barreto, pelo promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE), Hugo Mendonça, pela coordenadora do setor psicossocial da Defensoria Pública Andreya Arruda e pelo médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza.

“Pensamos nessa capacitação, a partir das visitas que realizamos nas unidades de acolhimento, e identificamos vistas crianças com sinais de depressão, automutilação e atitudes que chamavam a atenção. Por isso, elaboramos essa capacitação com o intuito de sensibilizar as equipes que acompanham as crianças e adolescentes assistidas pelo Nadij”, disse a defensora titular do Nadij, Ana Cristina Barreto.

A coordenadora do setor psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda, destacou que as capacitações fazem parte de um momento de interação e partilha de conhecimento, de atividades e de treinamento. “Nossa ideia é mostrar as formas de atender melhor quem precisa e passa por situação de tentativa de suicídio. Não podemos fechar os olhos ou descuidar em não realizar um bom atendimento. Precisamos prevenir todos os casos”, reforça a psicóloga.

O promotor de justiça e coordenador do CAOPIJE, Dr. Hugo Medonça, citou o projeto criado pelo Ministério Público Vidas Preservadas, “o projeto foi criado pela necessidade de ações públicas de prevenção ao suicídio e como forma de ajudar quem conhece alguém que mostre sinais de intenção suicida”. “ Aproveito aqui para parabenizar a Defensoria Pública pela iniciativa dessa capacitação e por ter uma equipe psicossocial tão atuante”, falou o promotor.

A primeira palestra da capacitação foi apresentada pelo médico psiquiatra e coordenador do Programa de Apoio à Vida da Universidade Federal do Ceará (PraVida/UFC), Fábio Gomes de Matos e Souza, que abordou sobre o contexto histórico do suicídio e transtornos mentais. O médico falou sobre a necessidade de mais debates sobre a prevenção de suicídio. “É preciso debater sobre isso e ver que nem todos os acidentes que acontecem são acidentes. Fortaleza, além de São Paulo, é a cidade que tem mais suicídio no Brasil. É preciso prevenir”.

O coordenador do PraVida explicou ainda que existem fatores que indicam os riscos, como transtornos mentais, histórico familiar, faixa etária. “Se alguém já perdeu um familiar por suicídio e tem vergonha de falar sobre isso: não tenha. É preciso falar sobre isso, pois é um fator de risco. É necessário, também, cuidar de fatores como depressão e prevenção. Nós do PraVida estamos de braços abertos para atender as demandas advindas da Defensoria Pública auxiliando no que for necessário”, destacou o médico durante a palestra.