Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Cariri recebe última audiência pública do Orçamento Participativo da Defensoria

Publicado em

OP SITENesta quinta-feira (26), a cidade de Barbalha, no Cariri, recebe a última audiência pública do III Orçamento Participativo da Defensoria. Reunindo a macrorregião defensorial do Cariri, o momento acontecerá a partir das 13h, na Faculdade de Medicina do Cariri, localizada na Rua Divino Salvador, 284. A audiência pública tem o objetivo de ouvir sugestões de assistidos, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade sobre as atividades mais importantes a serem implementadas pela Defensoria no ano de 2019.

Levando um debate franco, aberto à participação, onde os defensores públicos da região ouvem e conversa, com a população, as audiências públicas deste ano já reuniram 470 pessoas. As cidades visitadas foram Canindé, Limoeiro do Norte, Tianguá e Fortaleza.

Durante o momento, a população tem a oportunidade de falar e relatar o que é mais necessário para eles. Das demandas apresentada pela população durante as audiências, por exemplo, estão o aumento do número de defensores públicos no interior, a abrangência do programa Defensoria em Movimento em outras cidades do Estado e mais ações de educação em direitos.

De acordo com a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, a Defensoria busca aproximar-se cada vez da população que precisa de assistência jurídica integral e gratuita. “O III Orçamento Participativo da Defensoria estimula o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público. Por outro lado, auxilia o fortalecimento da autonomia da Defensoria Pública, reflete os anseios da população, legitima aportes orçamentários e nos permita ampliar o trabalho dos defensores públicos”.

“O Orçamento Participativo é uma prática inovadora da Defensoria Pública, premiada pelo Innovare, e que está tendo a oportunidade de ter o seu terceiro ano consecutivo e trazendo resultados concretos dos anos anteriores. É um projeto que se retroalimenta e que mostra a importância do quanto a Defensoria efetivamente ouve a comunidade e traz respostas concretas”, reforça a defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Amélia Rocha.

Atendimento à população – Tanto no dia anterior como no dia posterior à audiência pública do Orçamento Participativo, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato receberão o projeto Defensoria em Movimento. As atividades acontecem em Juazeiro do Norte na segunda e terça-feira, dia 23 e 24 de julho, de 8h às 13h, em frente ao Polo de Convivência Social Dra. Rosiane Limaverde, na Rua Renan Carvalho, s/n – Frei Damião. No dia 27 de julho, o Defensoria em Movimento estará no Crato, de 8h às 13h, na Praça da Sé – Rua Dr. João Pessoa, Crato, Ceará.

Os defensores públicos atuantes nessas comarcas, além da assessora de relacionamento institucional Amélia Rocha, farão os atendimentos jurídicos a comunidade, prestando assistência em problemas comuns no local como direito de família (divórcio, pensão, guarda de filhos), problemas na garantia de benefícios, moradia e criminais, de acordo com a demanda da população.

Serviço:

Orçamento Participativo em Barbalha
26 de julho, às 13h
Faculdade de Medicina do Cariri, localizada na Rua Divino Salvador, 284

Defensoria em Movimento em Juazeiro do Norte
23 e 24 de julho, de 8h às 13h
em frente ao Polo de Convivência Social Dra. Rosiane Limaverde, na Rua Renan Carvalho, s/n – Frei Damião

Defensoria em Movimento no Crato
27 de julho, de 8h às 13h
Praça da Sé – Rua Dr. João Pessoa