Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Centro de Justiça Restaurativa recebe visita de ONG estrangeira para fortalecer ações

Publicado em

WhatsApp Image 2019-11-26 at 12.32.01

Na última terça-feira (26 de novembro), o Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu a visita de membros da ONG alemã KNH. A equipe foi recepcionada defensora pública Érica Albuquerque, o consultor técnico da Terre des hommes (TDH), Carlos de Melo Neto, e a facilitadora do CJR Lívia Cavalcante. Durante a reunião, foi apresentado o trabalho realizado por meio das práticas restaurativas, bem como os desafios do projeto para crescer ainda mais.

Segundo a defensora pública Érica Albuquerque, responsável pela coordenação das atividades do CJR, a visita das ONG estrangeira é um reconhecimento das potencialidades da justiça restaurativa. “O CJR tem despertado interesse de diversas pessoas e instituições, que vêm de outros estados e até de outros países com o desejo de conhecer como o nosso trabalho tem sido desenvolvido e quais os resultados têm sido alcançados. Dessa forma, é com muita alegria que recebemos a visita da KNH”, afirma Érica.

A KNH está presente em 27 países, entre eles o Brasil, através de parcerias com organizações. A coordenadora de projetos Laura Goldschmitt e o assessor de projetos Reginaldo Silva estiveram presentes na visita. Reginaldo explicou que, no Ceará, a KNH desenvolve um projeto com o Instituto Terre des hommes, organização com a qual a Defensoria Pública mantém parceria para a implantação do CJR, desde o início abril de 2018. Durante a reunião, foi possível conhecer o trabalho relevante desempenhado no equipamento. “Esperamos apoiar o TDH em um novo ciclo no próximo ano, para que, com projetos de fortalecimento, o CJR ganhe mais força para continuar as suas importantes ações nesse trabalho de promoção da justiça restaurativa para jovens e adolescentes”, explica Reginaldo.

Sobre o CJR – O Centro de Justiça Restaurativa foi criado em abril de 2018, sendo uma estrutura dentro do Núcleo de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei (Nuaja), da Defensoria Pública. Em um ano de atividades, 80% das práticas restaurativas resultaram em acordo entre as partes. Sessenta e um adolescentes foram atendidos pelo projeto.

O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Terre des hommes Lausanne (TDH) no Brasil, que oferece suporte às atividades por meio de supervisão, orientação, estudos de caso e co-facilitação dos casos mais complexos. As atividades são desempenhadas também em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Vice-governadoria do Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará, Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Pastoral do Menor (CNBB).