Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Círculo de Construção de Paz reúne defensoras e defensores de todo o Brasil

Publicado em

IMG_9379

Defensores e defensoras do Ceará e de outros estados participaram nesta quinta-feira (12) pela manhã do Círculo de Construção de Paz no Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) da Defensoria do Ceará. A programação faz parte da II Reunião Ordinária da Comissão de Conciliação e Mediação  do Colégio Nacional de  Defensores Gerais (Condege) que acontece hoje e amanhã (13), em Fortaleza. Ao todo, 23 pessoas participaram do Círculo, que também contou com a presença de convidados (operadores do Direito que atuam em outras áreas e do serviço psicossocial).

A defensora pública Rozane Magalhães, titular do Nusol, facilitadora do círculo, avalia o momento como importante na formação daqueles que atuam mediando conflitos, tanto para a atender melhor a população de assistidos da Defensoria, quanto para a formação pessoal dos envolvidos. “Nós estamos aqui vivenciando um Círculo de Paz com o objetivo de celebração, porque ao longo deste ano os métodos de resolução foram muito bem desenvolvidos, sobretudo os de mediação, como o Círculo de Construção de Paz, a Constelação Familiar e a Justiça Restaurativa. Os defensores públicos e a sociedade estão se apoderando desses mecanismos para evoluir na garantia de direitos de quem mais precisa”, relata.

No período da tarde, o evento segue com uma qualificação ministrada pela defensora Christiane Serra Ferreira (DP-RJ) para falar sobre as ferramentas de diálogo na mediação.

IMG_9391A defensora Elianeth Gláucia, que atua na Defensoria do Mato Grosso há 20 anos, pontuou a importância do encontro. “Essa troca de experiências é muito importante. É um momento muito enriquecedor, porque nos traz um olhar diverso sobre um mesmo assunto e que só tem a nos acrescentar. Isso é fundamental, pois a função primordial da Defensoria é a educação em direitos e a realização do reconhecimento do cidadão enquanto portador de direitos”, conclui.

O Círculo de Construção de Paz é um projeto do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) é uma prática que utiliza a Justiça Restaurativa e funciona como uma ferramenta de intensificação de diálogos, autoconhecimento, fortalecimento de vínculos e, consequentemente, fortalece a pacificação social.

Na sexta-feira (13), dando continuidade à programação da II Reunião Ordinária da Comissão de Conciliação e Mediação do Condege, os 13 membros da comissão elegeram a defensora pública Rozane Magalhães como nova coordenadora do colegiado.

WhatsApp Image 2019-12-13 at 16.33.52