Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Com crise, fortalezense recorre mais a Defensoria Pública em busca de direitos

Publicado em

DSC_0243

Todos os dias, o Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública registra um aumento evidente na quantidade de pessoas que procuram o serviço da Instituição. Cerca de 350 pessoas por dia passam pela principal porta de acesso na Capital em busca de atendimento e orientação jurídica e esse número já apresenta considerável  aumento. No mês de janeiro foram realizados 5.300 procedimentos e somente em junho, fechando o semestre, foram realizados 8.350 procedimentos, isso resulta em um aumento de 64% no número de procedimentos. De acordo com a supervisora do NCA, Andrea Rebouças, o aumento se dá “devido ao trabalho de divulgação da instituição referente aos direitos do cidadão. Acreditamos que outro fator a considerarmos é a crise econômica e o desemprego quando mais pessoas buscam seus direitos e uma solução para resolver pendências de diversas ordens, e em especial a referente a obrigação alimentar”.

O NCA abrange diversos núcleos, tais como o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Núcleo de Resposta ao Réu (Nurdp), Núcleo do Idoso, Núcleo de Defesa do Consumidor, Núcleo de atendimento da petição inicial (Napi) e Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol). Além disso, os assistidos podem ser encaminhados para atendimento de psicólogo, contador, serviço social e engenheiro, que tem como objetivo auxiliar os defensores públicos nos temas afeitos a especificidade de cada serviço. Em seis meses, cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas com estes serviços da Defensoria Pública.

Uma delas, é a professora Maria da Conceição Pereira Saraiva, que acompanhou sua tia Zeneida da Costa Nascimento, de 75 anos. Elas vieram buscar atendimento jurídico no Núcleo do Idoso com o objetivo de regularizar a documentação de um terreno, onde hoje moram Zeneida e duas irmãs. “Eu já entrei em várias repartições públicas e noto que em algumas o atendimento deixa muito a desejar e eu observei que aqui o acolhimento foi muito satisfatório, elas tratam muito bem, tem aquela paciência, fiquei super satisfeita. A gente sempre reclama de atendimento, mas também precisa saber reconhecer quando tudo vai bem, elas foram super amáveis, lá na portaria também. Eu cheguei por volta de 6h30 e 8h15 a senha da minha tia já tinha sido chamada”, conta a professora.

Já a dona de casa Francisca Edna Cordeiro veio até a Defensoria para tentar conseguir na Justiça uma cirurgia que já espera há mais de um ano no serviço público. “Eles falaram que se eu não viesse procurar a Justiça não ia sair tão cedo e o meu problema ia se agravar cada vez mais, então o médico me aconselhou a vir atrás. Eu cheguei aqui umas 7h30 da manhã e o atendimento foi maravilhoso e, mesmo tendo muita gente, nem demorou muito não. O defensor me orientou direitinho, não tenho nada a reclamar, eles tentam agilizar o máximo que podem, daqui eu vou pro Fórum e, se Deus quiser, vai dar certo”.

Diariamente, diversas estratégias têm sido traçadas para otimizar o atendimento no NCA frente ao crescente aumento da demanda. Um exemplo disso é o agendamento do atendimento com o defensor público, quando o assistido comparece, em dia e hora, munido da documentação necessária. Soma-se a otimização e uso do espaço  interno do NCA, realocando as pessoas nos assentos e distribuindo mais cadeiras para aqueles que ficam em pé. “Para otimizar o atendimento, colocamos faixas de sinalização diferenciadas por cor no pavimento do Núcleo, para direcionar os assistidos. São inúmeros os casos em que a intervenção da Defensoria Pública tem gerado para o assistido um ganho significativo, não só em termos jurídicos, mas sobretudo pela satisfação interior que gera paz e tranquilidade pelo olhar humano e tratamento digno que recebeu, desde sua acolhida, passando pelos colaboradores até chegar ao defensor público, mas pela certeza de que a luta por seus direitos é garantida com o acesso a justiça, que ganhou voz e forma”, reitera Andrea.

Serviço

Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública
Rua Nelson Studart, S/N, Bairro Luciano Cavalcante
Funcionamento: das 7h às 17

Para mais informações você pode entrar em contato com o Alô Defensoria – 129, as atendentes orientam quanto aos documentos necessários.
Os atendimentos no NCA são realizados de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, e as fichas são entregues das 7h às 14h.