Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Comunidade do Genibaú dá posse aos novos defensores públicos

Publicado em

DSC_0035

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou nesta quinta-feira, 24, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na comunidade do Genibaú, a posse popular dos quatro novos defensores públicos que assumiram o compromisso de trabalhar pelo acesso à justiça e na defesa dos direitos humanos diante dos moradores da comunidade. A iniciativa faz parte de uma estratégia que visa uma aproximação cada vez maior com os assistidos e às lutas populares.

A solenidade foi conduzida pela ouvidora externa da Defensoria Pública, Merilane Coelho, e contou com a presença da assessora de relacionamento institucional, Michele Camelo, representando a defensora geral do Estado, Mariana Lobo, e da defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Lopes. Representando a sociedade civil, participaram a presidente da Associação Comunitária de Apoio à Mulher da Comunidade Cachoeira Dourada do Genibaú, Liduína Costa, a coordenadora do CRAS do Genibaú, Irismar Melo e a presidente da Associação Parto Normal de Fortaleza, Priscilla Rabelo.

O evento contou com a presença de aproximadamente 60 moradores do bairro. “A presença da Defensoria Pública aqui na comunidade representa um momento bastante especial, porque nós temos, mais uma vez, a certeza que fazemos parte e somos importantes para a construção dessa instituição tão relevante”, destacou Liduína Costa.

Os novos defensores públicos Adriano Oliveira, Leonardo Fulgêncio Júnior, Eduarda Paz e Souza e Rafael Piaia receberam das mãos dos representantes da sociedade civil o certificado de participação da posse popular. “Fiquei muito emocionado com a posse popular, com a aproximação com a comunidade e em perceber, no sentimento das pessoas, o que a Defensoria Pública representa para elas. Estou muito ansioso para chegar na comarca que fui designado e iniciar os trabalhos. Estou concretizando um sonho”, fala o recém-empossado Rafael Piaia.

A defensora pública Michele Camelo destacou a atuação do defensor público como ferramenta para o acesso à justiça, utilizando uma alegoria que trata a justiça como uma princesa distante do povo e as consequências deste distanciamento. “Todos os dias, a Justiça descia para onde o povo estava, olhava nos olhos, conhecia seus sonhos e suas dores. Mas era muito cansativo descer tantas escadas, então Justiça começou a ficar no alta da torre, olhando os que estavam lá embaixo. As pessoas começaram a perder suas moradias de forma violenta, mulheres sendo agredidas diariamente, o povo sofrendo com falta de saúde, tudo isso pela ausência de Justiça”. Por isso, a Defensoria propõe esta aproximação novamente, para sentir de perto as dores e as necessidades das pessoas. e a posse popular é um deste momentos.

A defensora pública Jeritza Lopes falou para os novos defensores acerca dos objetivos principais na carreira. “Abracem essa instituição como extensão da casa de vocês. Construam essa jornada com alegria e muito sucesso e que nunca vocês esqueçam para que e por quem estão aqui”.

Eduarda Paz e Sousa, da nova turma de defensores públicos, fez um discurso bonito que tratou sobre acesso à justiça, direitos das mulheres e empoderamento e destacou o comprometimento com a transformação social, em nome dos empossados. “A posse foi muito importante porque demonstra a aproximação da Defensoria Pública com a comunidade, e representa os nossos interesses em resolver as questões que afligem a população. Precisamos garantir que elas tenham voz no Judiciário e que o Estado possa reconhecer onde estão essas populações necessitadas. Seremos protagonistas nas soluções de conflitos na sociedade, o que é muito importante para efetivação da nossa atuação”, diz.

A posse significou o início da realização de um sonho, disse o defensor Leonardo Fulgêncio. “Foram muitos anos estudando e posso afirmar que estou realizando um sonho. Quero ajudar a efetivar esse papel social que o defensor público tem, de ajudar as pessoas, tornar possível o acesso à justiça e influenciar na educação dos direitos. Então, para mim foi muito emocionante porque é a oportunidade de ajudar, através de uma instituição tão nobre que é a Defensoria Pública. Estamos empenhados e comprometidos em darmos o máximo para cumprimos com nossa missão junto à população”.

O único cearense recém-empossado , Adriano Oliveira, disse que as expectativas para início da carreira são as melhores. “Foi muito gratificante participar da posse popular, estar perto do povo e escutá-los. Ao mesmo tempo, poder admirar o olhar que a população tem pela Defensoria Pública. Tenho a intenção de sempre manter esse contato próximo com a população, afinal, eles são as ferramentas mais importantes no exercício efetivo da instituição. Estamos todos prontos para atuar e ajudar a todos, fazendo com que a força da Defensoria Pública só aumente”, finaliza.