Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Condege elege nova diretoria para biênio 2018/2019

Publicado em

Condege

O defensor público-geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima, é o novo presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege). A eleição da nova diretoria executiva do colegiado ocorreu nessa sexta-feira (25), em Salvador (BA). A diretoria do Condege que cumprirá mandato de um ano – 2018/2019  conta com o defensor-geral do Estado de São Paulo, Davi Depiné Filho (vice-presidente); com o defensor-geral do Paraná, Eduardo Ortiz Abraão (secretário-geral) e com a defensora-geral do Ceará, Mariana Lobo (secretária-geral adjunta).

O defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, representando a diretoria Renovação e União, transferiu a gestão do colegiado para a nova diretoria executiva.  “Estou disposto a vir aqui para assumir com uma diretoria forte, com disponibilidade de levar o colegiado cada vez mais avante. A intenção, além de continuar as pautas que já vínhamos trabalhando, é avançar nos projetos que facilitem a vida do defensor na atividade-fim”, destacou Marcus Edson. O novo presidente pediu o apoio de todos os membros do colegiado, pois segundo ele, somente a diretoria executiva não consegue fazer uma gestão efetiva, o que só aconteceria com a união e suporte dos colegas. Clériston Cavalcante destacou que, durante a gestão 2017/2018, houve intensificação das pautas políticas e da atuação estratégica a favor dos interesses da Defensoria Pública e do assistido. “Acredito que estamos mais unidos e mais fortes”, exclamou. Ele ainda desejou à nova diretoria um gestão afirmativa, de muitas conquistas, e que a instituição se torne cada vez mais sólida nas mãos dos novos dirigentes.

O subdefensor Leonardo Antonio de Moura Junior participou da XVI reunião do Condege, que aconteceu no Palácio Rio Branco, no centro da capital baiana, Salvador. Defensores e subdefensores-gerais de 21 estados do Brasil e da União estiveram no encontro e deliberaram sobre temas como o peticionamento integrado, para que as Defensorias Estaduais consigam atender assistidos que são de um Estado, mas tem processo em outro. Entre outros temas, também foi debatido o acesso por defensores públicos à base de dados do Infoseg – rede que reúne informações de segurança pública, justiça e fiscalização no Brasil – e aprovada a nota técnica que dispõe sobre os limites à designação de defensor público tabelar, após sucessivas arguições de suspeitas em relação ao mesmo assistido, de relatoria do defensor-geral Cristiano Vieira Heerdt (DPG-RS). O Condege também apresentou o novo site e o Relatório de gestão 2017/2018.

O próximo encontro do Colegiado será no dia 28 de junho, em Curitiba (PR).

Com informações e fotos: Ascom/Condege