Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Diretoria do Condege participa de posse de novo presidente do STF

Publicado em

O Colégio Nacional do Defensores Públicos Gerais (Condege) participou da cerimônia de posse do novo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, nesta quinta-feira, 13 de setembro, no plenário do STF, em Brasília.Na ocasião, o colegiado foi representado pela sua diretoria formada pela secretária adjunta, a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, e pelo vice-presidente, o defensor público geral do Estado de São Paulo, Davi Depiné.
WhatsApp Image 2018-09-14 at 11.15.07

Durante a cerimônia de posse, Dias Toffoli agradeceu os votos de confiança e destacou a importância da participação de todos na formação de um país melhor, tendo em vista as restrições históricas à construção da cidadania. “Em 1886 apenas 0,3% da população pôde ir às urnas. A exclusão da população foi duradoura, perdurou por mais de um século. Em 1985, finalmente o sufrágio universal. Mais de 65% da população esteve apta a votar nas eleições da Constituinte, gerando a Constituição que temos hoje”, disse.

Após a cerimônia, em jantar oferecido pela Associação Brasileira de Magistrados, estiveram presentes ainda os defensores cearenses Monica de Paula Barroso e Jorge Bheron Rocha.
Quem é – José Antonio Dias Toffoli (Marília, 15 de novembro de 1967) é um jurista e magistrado brasileiro, atual ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, tendo sido advogado-geral da União durante o Governo Lula e ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.  Ele é o ministro mais jovem a assumir a presidência do STF, sucedendo a ministra Carmem Lúcia no comando do Suprema Corte, pelos próximos dois anos, tendo como vice-presidente o ministro Luiz Fux.