Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conjunto Palmeiras é o primeiro bairro contemplado com o projeto Territórios Vivos

Publicado em

Conjunto Palmeiras é o primeiro bairro contemplado com o projeto Territórios Vivos

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da Ouvidoria Externa, realiza durante o mês de junho, ao bairro Conjunto Palmeiras o projeto Territórios Vivos, que consiste em levar assistência jurídica e educação em direitos aos bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Na segunda-feira (12.06) foi realizada uma apresentação sobre o funcionamento do Núcleo de Defesa da Saúde e dos sistemas de plantão da Defensoria Pública pela defensora pública e supervisora do Núcleo, Nelie Aline Marinho. O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) realizou uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha com a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga, que também explicou sobre os Direitos da Família. Já no dia 28 de junho, será realizada também uma oficina do Núcleo de Defesa do Consumidor e uma ação do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij). Após a atividade no CSU, a defensora Nelie Aline visitou os dois postos de saúde do Conjunto Palmeira, Posto Evandro Ayres de Moura e Posto Pedro Sampaio, para verificar a situação dos atendimentos de saúde na comunidade.

“A escolha do bairro é feita de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Conjunto Palmeiras é o bairro com menor IDH de Fortaleza, então fomos lá e conversamos com os equipamentos sociais, associação comunitária, institutos, lideranças do bairro, CRAS, escolas e postos de saúde para identificar as demandas desse bairro. A partir desse mapeamento, realizamos uma reunião com as lideranças e aplicamos um questionário. Aí montamos a programação que se dedica a esclarecer a demanda de cada localidade a ser visitada pelos defensores”, explica a ouvidora geral externa da Defensoria Pública, Merilane Pires Coelho.

No mês de julho será a vez do Parque Presidente Vargas.

Confira as fotos:

--- Sem Imagens ---