Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conselheiros tomam posse para biênio 2018/2019 do Consup

Publicado em

foto consup

Os defensores públicos Luís Fernando de Castro da Paz, Kelviane de Assunção Ferreira Barros, Túlio Iumatti Ferreira e Aline Lima de Paula Miranda tomaram posse nesta quinta-feira (15) como membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Consup) para o biênio 2018/2019 em solenidade realizada no auditório da instituição.

A sessão solene foi aberta com os atuais membros do colegiado: Mariana Lobo Botelho de Albuquerque, defensora pública geral do Estado do Ceará e presidente do Consup; Leonardo Antônio de Moura Júnior, subdefensor da Defensoria Pública; José Laerte Damasceno, corregedor geral da Defensoria; Gustavo Gonçalves de Barros; Túlio Iumatti Ferreira; Sheila Florêncio Alves Falconele e Alfredo Jorge Homsi Neto.

Representando os conselheiros do biênio 2016/2017, o defensor público Gustavo Gonçalves de Barros lembrou sua atuação e dos colegas “fiel aos compromissos firmados com a categoria, independente, imparcial e equilibrada, apoiando as boas práticas e criticando quando necessário”. “Propomos, discutimos e votamos inúmeros processos que atingiram positivamente os defensores públicos em uma missão extremamente rica”, discursou dizendo-se tranquilo por sair e dar lugar a colegas com elevado conhecimento técnico. Gustavo e os colegas Sheila Florêncio Alves Falconeri e Alfredo Jorge Homsi Neto receberam certificados pelo mandato das mãos da presidente do Consup.

Em seguida, o secretário do egrégio conselho superior, Samuel de Araújo Marques, leu o termo de posse, que foi assinado pelos conselheiros eleitos. O conselheiro Luís Fernando de Castro da Paz, mais votado na eleição entre a categoria, discursou e destacou sua felicidade com a posse e o trabalho a ser desenvolvido no colegiado. “Para alcançar êxito é necessário união e espero que as divergências no Consup sejam construções para atender os interesses maiores da instituição, dos defensores e dos assistidos”, afirmou.

Túlio Iumatti foi reconduzido ao cargo de conselheiro. “Aprendi que a coletividade é a melhor saída para alcançar objetivos, com coleguismo e positividade”, disse. Empossada conselheira, Aline Miranda ressaltou a importância da ética e da transparência na atuação diária do defensor público. “A ética, porque sem ela desviamos do sentido da luta, enveredando por caminhos tortuosos e quase sempre danosos. E a transparência porque, através dela, construímos a confiança um do outro”, comentou. Por fim, a conselheira empossada Kelviane Barros agradeceu à incumbência de representar os colegas e contribuir para a instituição. Destacou ainda que a Defensoria Pública “é poderoso instrumento a serviço dos mais frágeis graças ao esforço dos defensores públicos, que buscam o crescimento e fortalecimento da Defensoria com um serviço público de excelência e próximo ao cidadão”.

Finalizando a solenidade, a defensora pública geral do Estado do Ceará e presidente do Consup, Mariana Lobo, parabenizou os conselheiros empossados, “que contribuam para o crescimento da instituição e sigam atentos ao regimento interno do colegiado”, disse.