Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conselho Superior elege nova Ouvidora Geral da DPGE em sessão extraordinária

Publicado em

consup dpge

Aconteceu, na tarde da sexta-feira (28), durante a 8ª sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará – Consup a eleição para o cargo de Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, para o biênio 2015-2017.

A sessão, presidida pela Defensora Pública Geral do Estado do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho, contou com a presença de todos os conselheiros e teve a participação dos três candidatos mais votados, que compuseram a lista tríplice, após votação por entidades da sociedade civil, realizada no último dia 7 de agosto. Concorreram: Merilane Pires Coelho (16 votos), Arnaldo Fernandes Nogueira (11 votos)  e Maria Gorete Fernandes Nogueira (11 votos).

Na ocasião, cada candidato teve a oportunidade de apresentar suas propostas, bem como apresentar brevemente seu currículo e trajetória. Na votação, por seis votos a um, o Conselho Superior ratificou a votação majoritária dada pelas entidades da sociedade civil, elegendo Merilane Pires Coelho, socióloga, para o exercício do cargo nos próximos dois anos.

Segundo a Defensora Geral do Estado do Ceará, Andréa Coelho, o Consup respeitou a vontade da maioria dos eleitores, desejando, ainda, que fosse mantida a mesma linha de trabalho da Ouvidora anterior, no que diz respeito à boa comunicação com a população, sempre sensível aos interesses da sociedade.

Merilane comentou sobre o processo e sobre suas expectativas; “Considero que o processo eleitoral foi muito democrático, com ampla participação da sociedade civil, que acompanhou tudo de perto, garantindo a legitimidade do pleito. A comunicação e o repasse de informações aconteceu de forma tranquila, dando total respaldo à eleição. Espero poder garantir mais a participação da sociedade civil no acompanhamento dos trabalho desenvolvidos pela instituição, assim como, poder levar ações da Defensoria Pública ao interior do Estado.

O cargo de Ouvidor Geral é órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado do Ceará, de promoção da qualidade dos serviços prestados pela instituição, sendo exercido por cidadão eleito por entidades da sociedade civil que preencham determinados requisitos, tais como: abrangência nacional, não possuir fins lucrativos e que possuam dentre suas finalidades atividades relacionadas às matérias de comeptência da Defensoria Pública.

OUVIDORA DPGE

Minicurrículo Merilane Pires Coelho:

Merilane Pires Coelho é Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora de Antropologia/Sociologia e Consultora em Educação Popular, Gestão de Políticas Públicas em Gênero, Raça e Direitos Humanos. Apresenta uma tragetória política de visibilidade nacional em defesa dos direitos das mulheres, mulheres negras e comunidades tradicionais.