Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conselho Superior empossa Elizabeth Chagas como a nova defensora geral do Ceará

Publicado em

Capa

A Defensoria Pública Geral do Ceará, por meio do Conselho Superior, realizou a solenidade de posse da defensora geral Elizabeth Chagas, eleita para o biênio 2020/2021. A sessão solene e extraordinária aconteceu na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará e reuniu defensores públicos e autoridades.

Durante a Sessão, a defensora pública geral Mariana Lobo fez um breve relato de sua atuação, ressaltando a parceria com as instituições, os defensores e com os movimentos sociais. “Hoje entrego a missão da Defensoria Geral, função que exerci nos últimos quatro anos. Meu sentimento de gratidão aos colegas defensores, colaboradores e parceiros que nos ajudaram a tantas conquistas, crescimento e fortalecimento da Defensoria”, disse. Mariana Lobo, que se despediu também do cargo de presidente do colegiado, falou à nova gestão. “Desejo boa sorte a você e a toda a equipe, que vem chegando com sangue novo, com uma garra nova. Isso é muito importante. Eu tenho uma admiração muito grande por você estar se dispondo a enfrentar esse desafio que é a Defensoria Geral. Precisa de muita dedicação e a gente abre mão de momentos pessoais para dedicar-se a esta missão que é árdua. Tenho certeza que a Defensoria Pública está em boas mãos, principalmente, pelo seu conhecimento de Defensoria e pelo seu conhecimento em gestão pública. Não tenho duvida que a gente vai crescer mais ainda nos próximos dois anos”. Todos os demais conselheiros – eleitos e natos – fizeram uso da palavra e suas falas os registros foram de boas vindas, desejo de prosperidade, sucesso e de agradecimento.

Em seu discurso, Elizabeth Chagas fez referência ao trabalho de fortalecimento da Defensoria desenvolvido nos últimos dois biênios. “Primeiramente, minha fala é de agradecimento à Mariana e a todos colegas da gestão, a qual eu fiz parte durante três anos e meio . Foi um período de muito aprendizado, onde construímos bases sólidas para que a gente pudesse estar aqui hoje e cada um dos membros – Mariana, Leonardo, Samuel, Natali, Petrus, Ricardo, Samia, Roberta, Eduardo e Andréa – pessoas aos quais tive a honra de trabalhar, que dedicaram sua atenção e esforço para o engrandecimento da Defensoria”.

foto 1Ela ressaltou ainda os desafios à frente da instituição. “A minha fala aqui é de união. Estamos vivendo um momento de instabilidade política, econômica e social no País. É a Defensoria que cuida dos mais vulneráveis e dos excluídos, que, infelizmente, é um público tem aumentado às nossas portas. Então, precisamos de união para ser a instituição que é refratária as altas temperaturas de intolerância que temos no nosso País. Então, vamos ter tolerância conosco aqui também. Precisamos de diálogo. Isso é fundamental pra gente construir pontes para o que for melhor para a Defensoria Pública”, disse. Elizabeth apresentou a nova equipe aos membros do Egrégio Conselho. “Queria aproveitar este momento de franco diálogo e apresentar os colegas que compõe a gestão. Somos uma nova gestão, assim como são novos os desafios e estamos prontos para enfrentá-los”, finalizou.

Subdefensor Geral – Vicente Alfreu
Secretaria Executiva: Flávia Maria
Assessoria de Relacionamento Institucional – Michele Camelo
Assessoria de Desenvolvimento Institucional – Victor Montenegro
Assessoria de Planejamento e Gestão e secretaria do Consup – Denise Castelo
Assessoria Jurídica – Petrus Freire
Coordenadoria das Defensorias da Capital – Sulamita Feitosa
Coordenadoria das Defensorias do Interior – Breno Vagner
Diretora da Escola Superior da Defensoria e Núcleo de Estágio – Patrícia Sá Leitão e Leão

foto 2Conheça a nova Defensora Geral do Ceará:
Elizabeth Chagas é defensora pública estadual desde 2006. Titular do Núcleo de Habitação e Moradia. Formada em Direito pela Unipê, na Paraíba e especialista em Direito de Família. Foi titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Fortaleza por oito anos. Foi Diretora Jurídica e de Prerrogativas da Associação Dos Defensores Públicos do Ceará por quatro anos. Ocupou o cargo de secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 2016-2019. É atualmente titular do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará, agente de integração no Conselho de Governança Fiscal do Estado e membro do conselho deliberativo do Instituto Maria da Penha. Sua atuação já foi reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Innovare, com projeto Mulheres Agrárias: Autonomia Já, em 2014, e pelo Prêmio Fórum de Justiça pelo projeto Mulher sem Medo, em 2015.