Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conselho Superior empossou novo defensor em sessão realizada na segunda (13)

Publicado em

consup

Na manhã desta segunda-feira (13.11), durante Sessão do Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará, foi realizada a cerimônia de posse do defensor Antônio Lopes Filho, que ficará titular da 2a e 3a Defensoria de Tauá. Com a posse, são 315 defensores públicos, atendendo no Ceará, distribuídos nas maiores densidades populacionais. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões e contou dos familiares do novo servidor da instituição.

Estiverem à frente da Sessão, o colegiado formado por sua presidente, Mariana Lobo, os conselheiros natos: subdefensor Leonardo Antônio de Moura Júnior, corregedor Luís Fernando de Castro da Paz, os conselheiros eleitos: Alfredo Jorge Homsi Neto, Gustavo Gonçalves de Barros, Túlio Iumatti Ferreira, Sheila Falconeri, bem como a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Ana Carolina Neiva Gondim e a ouvidora externa da Defensoria Pública, Merilane Coelho.

Após o juramento e assinatura do termo de posse, coube ao conselheiro eleito Tulio Iumatti fazer uma saudação de posse em que lembrou a importância destes momentos de transformação na vida de cada pessoa. “Uma vez Rubens Alves nos falou sobre aproveitar-nos a oportunidade que a vida nos oferece e escreveu sobre apenas um grão de pipoca. Um só. E citou o autor. “A transformação do milho duro em pipoca macia é um símbolo da grande transformação porque devem passar os homens, para que eles venham ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Milho de pipoca somos nós, duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Com o poder do fogo podemos repentinamente nos transformar em outra coisa, mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não possa pelo fogo continua sendo milho de pipoca (…)“. A analogia do conselheiro era dirigida ao novo defensor e a carreira que se segue. “E você, meu colega, pela sua alegria, entusiasmo, com esta população que tanto precisa, tenho certeza que nunca será este grão. E trará a todos nós defensores públicos alegria, sangue novo e sempre esperança”.

Em seu discurso de posse, o novo defensor lembrou a árdua caminhada de estudos e privações até a nomeação em defensor, a concretização de um sonho. “Surge a necessidade de fortalecimento da Defensoria Pública com total reconhecimento de sua autonomia e indispensabilidade, bem como o aumento do número de defensores para que todas as unidades jurisdicionais tenham à disposição os serviços da Defensoria. Por isso, torço para que também, brevemente novos defensores sejam inseridos nesta luta, pois a chegada de novos membros sempre fortalece a instituição ampliando o acesso à Justiça e trazendo esperança a todos as pessoas que moram nas mais distantes cidades do Ceará”, disse.

A defensora pública geral do Estado e presidente do Consup, Mariana Lobo, deu boas vindas ao novo membro da Defensoria. “Quando vejo um novo defensor, entendendo a função social da Defensoria e compartilhamos a emoção dos familiares orgulhosos, a gente se enche de entusiasmo para continua nossa missão. Seja bem vindo, Antônio”, disse.