Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Consup empossa defensora e realiza 1ª sessão de 2016

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (7.1), o Conselho Superior da Defensoria Pública Geral do Ceará empossou a defensora pública Lara Teles Fernandes, que já havia sido nomeada em novembro de 2015 com os outros 28 defensores e pedido prorrogação da posse. Na ocasião, a presidente do Consup, Mariana Lobo, destacou que a Defensoria a recebe de “braços abertos” e que estava muito feliz de ver a vocação e o conhecimento da nova defensora sobre a Instituição. “Eu tenho certeza que a gente vai lutar junto pelo fortalecimento institucional, para que a gente tenha uma Defensoria forte e um defensor valorizado em prol da sociedade que é a razão de existir de tudo isso,” pontuou.

Após a leitura do termo de posse, em um discurso emocionado, Lara Fernandes falou diante de familiares e amigos sobre o papel social da Defensoria Pública. Segundo ela, “quem chega à porta da Instituição é porque já viu outras portas sendo fechadas e trancadas a sua frente, assim a Defensoria Pública é a instituição que cuida e atua em favor daqueles que já tiveram tudo negado, que testemunha e luta diariamente contra as falhas do Estado, sendo seu instrumento de correção.” A defensora pública destacou ainda que por ser capaz de resgatar a esperança de pessoas que chegam “desacreditadas na justiça, nos seus direitos e até mesmo em si mesmas,” se faz cada vez mais necessária a efetivação da autonomia da Instituição, já assegurada em lei.

O conselheiro eleito Gustavo Gonçalves de Barros saudou a nova defensora pública em nome do Conselho.  Ele enalteceu o conteúdo do discurso da nova defensora, “ que demonstra a ciência e o sentimento de querer ser defensora pública”, e ressaltou o momento como um coroamento de um grande esforço pessoal. “Quem passa num concurso tão difícil, com mais de 7 mil inscritos, já demonstrou a competência que tem.”

A vice-presidente da Adpec, Maria Noêmia Pereira Landim, também deu as boas-vindas à Lara Fernandes em nome da Associação e ressaltou a espontaneidade e a sensibilidade do discurso proferido pela jovem, “características essenciais para o desenvolvimento dessa nossa função de defensora pública.”

Lara Fernandes atuará a partir da próxima segunda-feira, na comarca de Iguatu, no sertão central cearense.

1ª sessão ordinária de 2016

Após a posse, o Consup realizou ainda a sua primeira sessão ordinária de 2016. Na ocasião, em cumprimento à Resolução 40/2009, a atual gestão apresentou a minuta do anteprojeto do Plano de Atuação para o biênio 2016/2017. O documento foi elaborado por uma comissão, sob a coordenação do defensor Tibério Augusto e, após nova reunião dessa comissão e consolidação dos dados, vai ser enviado a todos os defensores públicos para que possam realizar sugestões, em plenária que ocorrerá em fevereiro.

O Conselho apreciou ainda alguns processos previstos em pauta e acatou a sugestão da presidente do Consup, Mariana Lobo, de eleger a Comissão Eleitoral que coordenará a eleição dos membros do Consup. Os conselheiros aprovaram os seguintes nomes propostos, titulares: Silvério Átalo Batista Nobre, Régis Gurgel do Amaral Jereissati e Sandra Dond Ferreira e suplentes: Víctor Emanoel Esteves,Sérgio Luís de Holanda e Daniel Leão Madeira.