Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Consup tem sua primeira sessão no interior do Estado

Publicado em
11402982_683612538407311_9065707809284168938_n

 

Acontece, nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, a primeira reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública – Consup, no interior do Estado, em Juazeiro do Norte. A sessão acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Juazeiro do Norte, localizada na Rua Manuel Pires, nº 555 – bairro Lagoa Seca.

A demanda da realização da sessão em Juazeiro do Norte partiu dos pleitos dos conselheiros do Consup, Alfredo Homsi, Epaminondas Carvalho e Gustavo de Barros.

A atual administração da Defensoria Pública do Estado do Ceará – DPGE  CE vem se pautando pela aproximação com os defensores públicos do interior do Estado, oportunizando a participação de todos em momentos importantes, entre eles, capacitações realizadas na capital, disponibilizando o custeio de cursos, pagamento de diárias e deslocamento.

Essa atuação aproximada com o interior do estado tem se dado também a partir de investimento contínuo em infraestrutura nessas unidades. Hoje, esses núcleos dispõem de ambientes confortáveis, climatizados e adequados para defensores e assistidos. Nos últimos quatro anos, foram inaugurados núcleos em Aracati, Caucaia, Barbalha, Pacajus, Sobral e Juazeiro do Norte e encontra-se em andamento as obras da sede própria em Sobral.

Os avanços tecnológico também já chegaram ao interior do Ceará. A DPGE entregou rádios wimax para conexão ao cinturão digital e universalização da internet banda larga no interior, facilitando a comunicação e a consulta de processos de forma célere.

Os projetos desenvolvidos nas unidades da capital também já estão sendo levados para fora da capital. O defensor público e supervisor da Defensoria Pública do Juazeiro do Norte, Rafael Vilar Sampaio, juntamente com quatro representantes do Abrigo de Juazeiro e guiados pelos defensores públicos Tibério Melo e Julliana Andrade, do Núcleo de Atendimento da Defensoria a Infância e Juventude (NADIJ), visitaram a capital com o propósito de acompanhar o andamento do projeto SACADA e implementá-lo no  Abrigo de Juazeiro. Rafael Vilar visitou, em Fortaleza, os abrigos: Lar Batista, Abrigo Tia Júlia, Aquarela e Abrigo III. Além de Juazeiro, o programa vai ser aplicado também no município de Sobral.

No último mês de março, foi realizada, ainda, a sessão de designação para órgãos de atuação da Defensoria de Juazeiro do Norte e Tianguá em sessão pública também no interior, evitando-se o deslocamento à capital. Todas essas ações, a qual se somam à primeira reunião do Conselho Superior, concretizam a política de interiorização das ações da atual administração, oferecendo melhores condições de trabalho para os defensores públicos e colaboradores, além de proporcionar um ambiente mais acolhedor ao cidadão.