Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crato e Juazeiro do Norte realizam eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em

mulher4

Na manhã desta segunda feira (06.03), a Defensoria Pública do Ceará promoveu um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Praça Siqueira Campos, no município de Crato, na Região do Cariri. Foram ofertados à população orientação jurídica com defensores públicos, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de HIV/AIDS e roda de conversa sobre saúde da mulher. As atividades aconteceram ainda nesta terça-feira (07.03) em Juazeiro do Norte na Casa de Mediação da Defensoria Pública do Estado.

De acordo com o defensor público e supervisor da Defensoria em Crato, José Aníbal de Carvalho Azevedo, “o objetivo da Defensoria Pública com este evento é conscientizar à população, principalmente às mulheres, sobre os seus direitos e promover uma cultura de paz e harmonia na sociedade. No primeiro semestre de 2016, foram 1.374 episódios de violência doméstica registrados nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. No entanto, esse número ainda não representa a totalidade porque temos 45 municípios na Região do Cariri. E aonde estão essas mulheres que sofrem violência doméstica e psicológica todos os dias e os órgãos responsáveis não tomam conhecimento?” , questiona Aníbal.

mulher1

Fotos do evento na Praça Ferreira Campos, no Crato

 

juazeiromulher1 juazeiromulher2 juazeiromulher3

Fotos do evento na Casa de Mediação da Defensoria Pública do Estado em Juazeiro do Norte

Além da orientação jurídica dos defensores, a Defensoria Pública contou com a parceria da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), do SESC, SENAC, Conselho da Mulher e Secretaria de Saúde do Município de Crato.

A Defensoria Pública Geral do Ceará é uma das instituições que integra a Rede de Apoio à Mulher e realiza toda a assistência jurídica por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que atua na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, prestando toda a assistência, com educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município.