Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças de abrigo e unidades de acolhimento de Fortaleza ganham sessão de cinema

Publicado em

IMG_5056

Woody, Buzz, Garfinho, Beth e tantos outros personagens animaram a manhã de mais de 100 crianças e adolescentes nesta sexta-feira, 27. Doze abrigos e unidades de acolhimento de Fortaleza tiveram a oportunidade de ir ao cinema assistir “Toy Story 4”, graças a parceria do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará com shopping RioMar e Cinépolis.

As crianças e adolescentes ganharam pipoca, refrigerante e tiveram uma sala de cinema reservada especialmente para elas. Junta das amigas, Luana*, 13, preferiu ficar nas últimas cadeiras. “É pra ver tudo melhor”, diz a menina. Os cochichos durante o filme demonstraram a curiosidade e empolgação.

O evento é uma possibilidade de sair do ambiente da unidade de acolhimento e vivenciar uma experiência nova, junto com todos que completam a referência de família, como as “tias” do abrigo e os amigos. “Esse é mais um evento promovido pelo Nadij, mais uma parceria, agora com o Cinépolis, que viabilizou nossa ida ao cinema com as crianças e adolescentes e que será proporcionado outras vezes. É importante para eles se divertirem, terem acesso ao lazer e a cultura. Um momento deles se reverem, saírem um pouco do acolhimento e encontrar os irmãos que estão em outras unidades, os amigos, a referência que eles têm de vida, de família. É um momento de integração e reencontro”, destaca a defensora pública titular da 1a Defensoria do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude de Fortaleza, Ana Cristina Barreto.

As irmãs Maria* e Giovana*, de 11 e 16 anos, ganharam a sessão como um dos presentes do Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12 de outubro. As duas moram no Lar Santa Mônica, unidade de acolhimento institucional para meninas de sete a 18 anos. Para Maria, a parte mais legal do filme foi “quando o cowboy reencontrou a amiga dele”. Já para Giovana, que elogiou muito o filme, o lanche foi muito recompensador. “Consegui pegar duas pipocas”, ri.

O acesso à cultura e ao lazer é um direito da criança e do adolescente, que deve ser resguardado, como diz a defensora pública titular da 2a Defensoria do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude de Fortaleza, Ana Thallita Nóbrega. “Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, o acesso ao lazer, à cultura, à diversão, deve ser garantido a toda criança e adolescente. A ida ao cinema nada mais é do que uma forma de concretizar esses direitos, contribuindo assim para o desenvolvimento saudável desses garotos e garotas que se encontram nas unidades de acolhimento da nossa capital”.

Participaram da ação os abrigos Nova Vida, Casa da Criança, Recanto da Luz, Renascer, Pequeno Nazareno, Acolhimento I, Sol Nascente, Tia Júlia, Acolhimento II, Lar Santa Mônica, Nossa Casa e Acolhimento III.

Doação de Brinquedos – Ainda em alusão ao Dia da Criança, a Defensoria Pública Geral do Ceará realiza a 2ª edição da campanha Minha Vez de Brincar que irá arrecadar brinquedos, materiais esportivos e jogos para as crianças e adolescentes que estão em 19 abrigos de Fortaleza. As doações podem ser entregues até o dia 07 de outubro de 2019 em quatro locais de arrecadação. A campanha leva a assinatura do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ) da Defensoria, que firmou parceria com o Centro Universitário UniFanor | Wyden e com a Associação das Defensoras e dos Defensores do Ceará (Adepc). A campanha faz parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que promove uma série de ações em rede pelos direitos das crianças.