Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças de abrigos de Fortaleza assistem à peça infantil no Theatro José de Alencar

Publicado em

IMG_9904

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará proporcionou um momento de contato com a arte para 61 crianças dos abrigos institucionais (Casa da Criança, Santa Giana, Madre Paulina, Casa do Sol Nascente e Acolhimentos 3 e 4) de Fortaleza. As crianças tiveram a possibilidade de se aventurar no mundo arte durante o Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC), que aconteceu nesta terça (10), no Theatro José de Alencar.

IMG_9906Com o olhar curioso Amanda*, de 11 anos, aguardava ansiosamente a hora de entrar. “Eu já vim outra vez aqui, mas todo ano é uma novidade e é divertido. Só espero que meu aniversário seja tão legal quanto hoje”, brinca. Será o primeiro aniversário que Amanda passará longe de casa. A garota representa cerca de 500 crianças e adolescentes que estão nos abrigos institucionais de Fortaleza e têm a atenção individualizada da Defensoria Publica.

Durante o momento, a defensora pública do Nadij, Ana Cristina Barreto, destacou a importância do contato com a arte como uma possibilidade de ver o mundo em uma perspectiva diferente. “Essa vinda ao Theatro José de Alencar é de extrema importância, pois influencia o ar de descoberta dessas crianças, assim como beneficia a criatividade delas”.

A peça “Pütz, a menina que buscava o sol” trata sobre a vida de uma garota que decide alcançar seus próprios objetivos. Ela quer ir buscar o sol, que tem todas as cores juntas, para escolher as cores que deseja ser. Para Pedro, de 14 anos, a história foi muito interessante, cheia de cores e luzes bonitas. “A minha parte favorita foi quando a menina viaja com o pássaro por vários reinos”, destaca. Já Antônio, 7, resumiu a peça timidamente: “Foi legal, muito legal”.

Durante o período da tarde, 41 crianças puderam assistir à peça e embarcar na viagem de encontro ao sol. “Todo ano eu quero vir ao teatro”, afirma Lucas*, 11 anos, que tem a oportunidade de participar pelo segundo ano consecutivo do Festival Internacional de Teatro Infantil – TIC graças à parceria firmada pela Defensoria. “No passado a gente pulou corda e brincou muito com um palhaço e depois assistiu à história do monstro que comia as pessoas”, relata o menino mostrando que leva o momento na memória.

Toda a programação neste mês faz parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos que está na segunda edição, uma iniciativa da Defensoria Pública Geral do Estado, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), voltada para a oferta de lazer e de momentos lúdicos para as crianças e os jovens acolhidos nas instituições.

Confira a programação completa

– 11/10 – Cerca de 200 crianças e adolescentes participarão de uma tarde de muita diversão na Fanor (Avenida Santos Dumont, 7800). Estudantes de diversos cursos de graduação prepararam oficinas de brigadeiro, cupcake, pipa, origami, contação de histórias peças infantis, apresentação de fantoche, gincana cultural, além da sessão de cinema. Horário: 13h às 17h.s

– 19/10 – Rodízio de Massas no Restaurante Pasto e Pizza (Av. Barão Studart, 1071 – Aldeota)

– 21/10 – Campeonato de futebol no espaço Toque de Bola.
*Mudamos os nomes para preservar a identidade das crianças.