Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças e adolescentes acolhidos em abrigos de Fortaleza têm Dia das Crianças antecipado pela Defensoria Pública

Publicado em

Segunda edição da campanha Minha Vez de Brincar arrecada brinquedos para crianças em abrigos

Nesta terça-feira (8), a Defensoria Pública Geral do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), promove uma programação especial para cerca de 250 crianças e adolescentes que estão em unidades de acolhimento de Fortaleza. Uma tarde de muita alegria e diversão foi preparada no Centro Universitário UniFanor | Wyden com a realização de oficinas de customização, pizza, brigadeiro, origami, caricatura, desenho, contação de histórias, apresentação de peças infantis e de fantoche, pintura de rosto, gincana cultural e sessão de cinema. Durante toda a tarde ainda irão acontecer campeonatos de futebol, vôlei, futebol americano, aulas de zumba para os adolescentes, e vários brinquedos infláveis estarão à disposição para a criançada.

As atividades acontecerão na sede da Universidade (Avenida Santos Dumont, 7800), das 13h às 17h e foram preparadas e pensadas pelos estudantes de diversos cursos da instituição para dar lazer e socialização às crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimento. Além das brincadeiras e atividades lúdicas, a Defensoria realizará a entrega dos presentes arrecadados ao longo do mês de setembro durante a segunda edição da campanha Minha Vez de Brincar. A ação conta ainda com o apoio da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

A defensora pública Ana Thalita de Siqueira Nóbrega, titular do Nadij, ressalta a importância de momentos de alegria e diversão para essas crianças. “Essa campanha já está na segunda edição e integra um projeto maior chamado Defensoria Amiga dos Abrigos, que, ao longo do ano, busca levar a essas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade o direito ao lazer, que é também um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, reforça a defensora pública.

De acordo com a defensora pública Ana Cristina Teixeira Barreto, a segunda edição da campanha mostra o sucesso da ação. “Foram os próprios alunos e a equipe da Universidade de nos procuraram interessados em realizar novamente essa tarde de atividades. É muito gratificante ver a realização desse evento, porque os estudantes e colaboradores se programam, preparam as atividades lúdicas, de acordo com as particularidades de alguns cursos. Por exemplo: as oficinas de brigadeiro e pizza são ministradas pelos estudantes de Gastronomia, as atividades esportivas são acompanhadas pelos estudantes de educação física. Então, você percebe que todo a universidade fica mobilizada, todo o   corpo acadêmico se une em prol dessas crianças e adolescentes. E acaba sendo mesmo uma tarde muito divertida”, destaca a defensora pública, que também foi a responsável pela organização do evento.

Serviço
Dia das Crianças
08/10 – Das 13 às 17 horas.
Cerca de 200 crianças e adolescentes de unidades de acolhimento participarão de uma tarde de muita diversão no Centro Universitário UniFanor | Wyden  (Avenida Santos Dumont, 7800).