Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças e adolescentes acolhidos em abrigos visitam parque de diversões

Publicado em

Vivenciando o encanto do parque de diversões, cerca de 300 crianças e adolescentes de 15 abrigos de Fortaleza, estiveram no Mega Park Brasil, localizado no estacionamento do shopping Iguatemi, na noite desta quarta-feira, 17. A ação foi promovida pelo projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”, uma iniciativa do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), que conseguiu a liberação pela administração do parque de ingressos para as crianças e adolescentes de idades entre 3 e 18 anos.

IMG_5389Espalhados pelo parque, os brinquedos conduziam os olhares e a euforia da criançada.  Guilherme Sousa*, de 12 anos, revelou que nunca esteve em um parque antes e estava ansioso para ir em todos os brinquedos com os amigos. “A gente costuma ver na televisão, mas pessoalmente é bonito também”, destaca o garoto acompanhado pelo irmão mais novo, enquanto esperavam na fila da roda-gigante. Assim como Guilherme, Ana Luísa*, 8 anos, também não tinha ido em um parque de diversões ainda, estava encantada com os brinquedos “eles são maiores do que eu imaginava”, concluiu rindo.

IMG_5351Aldair Simões, coordenadora da Casa Abrigo, avalia o passeio como uma oportunidade única para as crianças e parabeniza a iniciativa da Defensoria. “Nós não teríamos condições de proporcionar um momento assim. Essa é uma chance que eles têm de se divertir, socializar e principalmente rever os amigos de outros abrigos. Quem veio, vai lembrar desse momento para sempre”, destacou a coordenadora.

Para esse evento, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Nadij) firmou parceria com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), ambas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que disponibilizaram educadores para auxiliar na organização das atividades. Com a parceria, foram arrecadados também lanche e água distribuídos para as crianças.

A defensora atuante Nadij, Ana Cristina Teixeira Barreto, ressalta a importância de atividades sociais para as crianças e jovens do abrigo. “É uma oportunidade de tirá-los da rotina, às vezes essas atividades são os únicos momentos de lazer que eles têm além do abrigo”. De acordo com a defensora, “o papel da Defensoria vai além da assistência jurídica, pois proporcionar estes momentos de socialização também colabora com o crescimento que cada acolhido”, complementa.

IMG_5332Daniel magalhães, dono do parque, recebeu o certificado de agradecimento da Defensoria por participar do projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”. Para o proprietário, as práticas sociais devem ser estimuladas. “Quando recebi a proposta de parceria, não pensei duas vezes em aceitar. É um prazer receber as crianças e jovens aqui no parque, e saber que posso contribuir com um dia diferente para elas é muito especial” finaliza.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, desde 2016, vem proporcionando oportunidades de socialização das crianças e jovens acolhidas nos abrigos da Capital por meio do projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”, que tem como objetivo também a troca de de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.

O próximo evento será no dia 27 de outubro, quando meninas e meninos dos abrigos Acolhimento I e II, Casa da Criança, Recanto da Luz, Renascer e O Pequeno Nazareno participarão de um campeonato de futebol. Os jogos acontecerão a partir das 8:30h, na sede da Associação Cearense de Magistrados. O torneio de futebol é uma parceria ente o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e a Associação Cearense de Magistrados.

*Os nomes das crianças foram alterados para garantir a integridade das mesmas

Próximo evento
– 27/10 –  Campeonato de futebol na sede da Associação Cearense de Magistrados a partir das 8:30.

Confira a galeria de fotos:

--- Sem Imagens ---