Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças e adolescentes do Mucuripe participam do Festival Alberto Nepomuceno (FAN)

Publicado em

Cerca de 40 crianças e adolescentes, moradores do bairro Vicente Pinzón, na capital cearense, tiveram uma experiência de observar o mundo através de um novo olhar, por meio de cores e luzes da fotografia. A oportunidade faz parte da programação do Festival Alberto Nepomuceno que levou as crianças ao Museu da Fotografia de Fortaleza, nesta terça-feira (4), por intermédio da articulação do Núcleo Descentralizado do Mucuripe da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Os participantes são acompanhados pelo programa Defensoria pela Paz (DePaz), que proporciona novos caminhos, seja no viés jurídico, seja no social, para uma realidade historicamente marcada pela violência. “Conheço as crianças e adolescentes do projeto cultural de flauta, capoeira, entre outras atividades. A importância de promover ações assim é tirá-los de um mundo apenas de violência, miséria e pobreza extrema”, explica a defensora pública Michelle Alencar, supervisora do Núcleo Descentralizado do Mucuripe.

Além de conhecerem o trabalho de fotógrafos nacionais e internacionais, em mais de 260 imagens expostas, crianças e jovens também assistiram à apresentação cultural da artista Sâmia Bittencourt, em “Banda de Uma Palhaça Só”. Foi mais um momento de integração entre os pequenos. “É poder ver outro mundo, um mundo mais encantado, onde eles podem fazer diferença através da arte e buscar outra perspectiva de vida”, defende Michelle.
Vinculado ao Pacto por um Ceará Pacífico, programa intersetorial conduzido pelo Governo do Estado do Ceará para reduzir os índices de violência urbana, o DePaz tem como finalidade promover assistência jurídica integral e gratuita, promovendo ações de educação em direitos, mediação para a solução de conflitos, atuando de forma direta na comunidade para a semear a cultura de paz.

Sobre o Festival Alberto Nepomuceno – O Festival Alberto Nepomuceno (FAN) está em sua 8ª edição. É um festival olho no olho, tocando de perto os públicos de todas as idades, em atividades de acesso gratuito que acontecem em Fortaleza, Aquiraz, Icó e Canoa Quebrada até a próxima sexta-feira (7).WhatsApp Image 2018-12-05 at 14.23.10 WhatsApp Image 2018-12-05 at 14.23.08 WhatsApp Image 2018-12-05 at 14.23.09