Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Curso de Formação para novos defensores públicos estabelece relação entre teoria e prática

Publicado em

O Curso de Formação para os novos defensores está na sua segunda semana com objetivo de apresentar aos recém-empossados a realidade administrativa e institucional da Defensoria, capacitando-os para o exercício eficiente de suas funções, demonstrando a necessidade de atuação firme e sistêmica da DPGE.

No seu primeiro momento, o Curso de Formação propôs um período de imersão institucional e, durante duas semanas, os defensores públicos têm a oportunidade de vivenciar a prática da atividade defensorial nos mais variados órgãos de atuação. Paralelamente, estão ocorrendo oficinas que englobam assuntos de relevância institucional, tais como, vulnerabilidade, sistema penal de Justiça, atividade extrajudicial e histórico da instituição. “Dessa forma, saímos um pouco do plano meramente teórico para mostrar ao Defensor, na prática, a importância de seu papel enquanto agente de transformação social”, explica a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará, Roberta Quaranta.

Com atuação por dois anos na Defensoria Pública do Amazonas, e agora recém-empossada na Defensoria Pública do Ceará, Ana Paula Rocha, explicou que, mesmo tendo adquirido experiência em outro Estado, o Curso de Formação serve como um reconhecimento e familiarização da Instituição. “O curso está sendo muito proveitoso, porque além da gente estar fazendo um acompanhamento teórico dos principais temas que hoje rodeiam a atuação da Defensoria Pública, estamos tendo a oportunidade de vivenciar a prática em todos os núcleos especializados da DPGE”.

O momento agora é de descoberta profissional. Com o início da segunda semana do Curso de Formação, os novos defensores públicos têm a oportunidade de, juntamente aos defensores públicos veteranos, construírem seus perfis como profissionais, por meio do atendimento aos assistidos da DPGE. Antes servidora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, e agora fazendo parte da carreira de defensora no Ceará, Paloma Moreira destaca a importância da vivencia: “Apesar de estudarmos bastante e estarmos afiados nas questões jurídicas, quando vamos pôr em prática estas teorias, percebemos que temos inúmeros casos reais que, sem o Curso, ficaríamos sem saber exatamente o que fazer. O Curso é uma fase imprescindível para nossa formação. Esta nova etapa, quando nos colocarmos ao lado de um defensor público experiente e acompanhamos diretamente os assistidos, tem sido espetacular”.

O Curso, que segue até o dia 06 de janeiro, tem, também, a função de colaborar para que o ingresso na carreira ocorra da forma mais segura possível. O ex-defensor público no Estado de Roraima, recém-empossado e designado para a 2a Unidade Defensorial de Iguatu, Paulo Bezerra, falou que “o Curso está sendo realizado de forma muito enriquecedora, nos trazendo conhecimentos e práticas da Instituição que, sem sombra de dúvidas, norteiam os novos defensores que, assim como eu, irão atuar no interior”.

A Escola Superior (ESDP) tem como finalidade promover a capacitação continuada dos membros da Defensoria Pública realizando palestras, congressos, seminários e desenvolvendo grupos de pesquisa voltados ao aprimoramento funcional.

Escola Superior – O Curso de Formação é uma das atividades da Escola Superior da Defensoria Publica. Para a diretora da ESDP, Roberta Quaranta, a perspectiva de ensino para o ano de 2016 prevê um Programa com enfoque na formação progressiva dos defensores públicos, para além do âmbito institucional. “Pretendemos otimizar as ações da ESDP, tanto na Capital quanto no interior, fomentando a participação dos defensores públicos em cursos de capacitação e aperfeiçoamento continuados. Paralelamente, é nosso propósito firmar parcerias com vários segmentos da sociedade civil organizada para expandir a atuação da Escola Superior para além da instituição, promovendo a educação em direitos e capacitando colaboradores (defensores populares) no intuito de expandir o acesso à justiça aos mais diversos rincões do Ceará”.