Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora é coautora em livro “O conhecimento no Direito”, lançado em abril

Publicado em

DEFENSOR AUTOR
A defensora pública Lara Teles Fernandes, que atua na 2ª Defensoria do Júri, contribui com a perspectiva defensorial na publicação “O conhecimento no Direito: temas de epistemologia geral e jurídica”, parceria entre diversos profissionais do Direito vinculados ao programa de mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC). O livro foi lançado, versão impressa e digital, no último dia 16 de abril, pela Editora CRV. “A obra cooperativa é fruto da ideologia de que o conhecimento se constrói coletivamente e o que se produz está sempre sujeito a refutabilidade e crítica”, explica a defensora.

A produção do livro é resultado da disciplina de Epistemologia Jurídica, do programa de mestrado em Direito, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da qual a defensora é aluna. A orientação e coordenação da publicação é do professor Hugo de Brito Machado Segundo.

A partir das pesquisas realizadas no mestrado, a defensora escreveu o capítulo “Prova e Verdade no Processo Judicial: uma breve análise epistemológica da WhatsApp Image 2018-04-16 at 14.35.19prova testemunhal” que parte de sua atuação para uma análise e contribuição sobre o campus. “Esse tema surgiu a partir da minha atuação prática como defensora pública no Tribunal do Júri. O texto discorre sobre questionamentos de algumas práticas do poder judiciário, vezes desatreladas de uma concepção científica mais moderna, da crença na vulnerabilidade do ser humano e, consequentemente, na vulnerabilidade da prova testemunhal”, discorre. “Deste modo, tratei sobre as limitações cognitivas da prova testemunhal e suas influências no processo brasileiro. Outros colegas trataram sobre fundamentação de decisões judiciais, sobre a crise do conhecimento jurídico atual”, pontua. A defensora ainda fala sobre sua dissertação, cuja temática é a mesma abordada em seu capítulo no livro. “Eu pretendo aprofundar a problematização da prova testemunhal, especificamente dentro do processo penal”.

Além da defensora pública Lara Teles Fernandes, assinam a produção: Cíntia Muniz Rebouças de Alencar Araripe, Cláudio Alcântara Meireles Júnior, Daniel Teles Barbosa, DWhatsApp Image 2018-04-16 at 15.57.04ébora Tomé de Sousa, Fernanda Estanislau Alves Pereira, Heitor Nogueira da Silva, José Aécio Vasconcelos Filho, Lara Dourado Mapurunga Pereira, Laura Germano Matos, Naiara Carneiro Marinho, Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda, Thúlio Mesquita Teles de Carvalho e Ulisses Roberto Mendes Belarmino. A equipe de organizadores do livro é formada por Arthur Gustavo Saboya de Queiroz, Delmiro Ximenes de Farias, Pedro Henrique Azevedo Lopes Ferreira e Rebeca Costa Gadelha da Silveira.

Lara Teles Fernandes é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e é defensora pública desde o final de 2015. Atualmente, realiza mestrado em Direito pela Faculdade de Direito da UFC.

Serviço:

Livro: “O conhecimento no Direito: temas de epistemologia geral e jurídica”
Coordenador: Hugo de Brito Machado Segundo
Editora: CRV
Número de páginas: 350 páginas
Ano de publicação: 2018
Disponível em: www.editoracrv.com.br/