Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral discute com prefeito medidas para acelerar prestação de serviços de saúde

Publicado em

Defensora Geral discute com prefeito medidas para acelerar prestação de serviços de saúde

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo Botelho Albuquerque, e o subdefensor público geral do Estado do Ceará, Leonardo Antônio de Moura Júnior, estiveram reunidos no início da tarde desta quarta-feira (13.1) com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Na ocasião, a Defensoria Pública levou à Prefeitura Municipal de Fortaleza uma proposta de parceria para dar celeridade ao atendimento da crescente demanda do núcleo de saúde do órgão.

A DPGE quer firmar convênio com órgãos de saúde do Estado e dos municípios com vistas a estabelecer procedimentos em relação às maiores demandas. “Só em 2015, foram mais de 3.000 procedimentos e atividades relacionadas às questões de saúde da Defensoria na Capital, por isso a nossa proposição é que a gente estabeleça um fluxo de trabalho, com vistas a encaminhar resoluções extrajudiciais aos problemas dos usuários. Esta medida visa desafogar o sistema de justiça, dar celeridade aos encaminhamentos e melhorar a vida do cidadão já tão fragilizado pelo seu problema de saúde”, explicou a defensora geral.

Tomamos como exemplo do Rio Grande do Sul e Bahia, estados da federação que já possuem protocolos próprios entre os órgãos, e temos números interessantes. Lá eles conseguiram diminuir em mais de 50% da judicialização das demandas, o que significa de forma direta também uma economia aos cofres públicos, celeridade no atendimento e uma melhoria na qualidade de vida do cidadão”, disse a defensora.

Sensível ao problema, o prefeito de Fortaleza, que também é médico, atendeu de pronto a demanda. “Nós somos os maiores interessados na elaboração deste fluxo e coloco toda a minha equipe à disposição para adotar os procedimentos que forem necessários”, afirmou. Uma próxima reunião será agendada entre os defensores do Núcleo de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde com intuito de elaborar a minuta do convênio entre os órgãos.

Outro tema tratado no audiência, diz respeito à expansão da Defensoria Pública. É intenção do órgão a aquisição de espaços, hoje em posse do poder municipal, para crescer suas instalações. A negociação destes espaços seguiu de forma avançada com consentimento das partes. “Em breve, poderemos anunciar esta grande parceria entre Defensoria e Prefeitura que melhorará, sobremaneira, o atendimento ao cidadão na Capital”, adiantou Leonardo, subdefensor do Estado.