Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral participa da abertura do II Seminário Internacional Mais Infância Ceará

Publicado em

 

IMG_9807

Mais de mil gestores públicos, profissionais e representantes de entidades cearenses e de outros estados que promovem ações voltadas para crianças participam hoje (28) e amanhã (29) do II Seminário Internacional Mais Infância Ceará, que tem como tema “A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável”. Promovido pelo Governo do Ceará, no Centro de Eventos, em Fortaleza, o encontro comemora os 30 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. A solenidade de abertura, na manhã desta terça (28), contou com a participação da defensora públicas geral do Estado, Mariana Lobo, do governador Camilo Santana, da primeira-dama Onélia Santana, do ministro da Cidadania, Osmar Terra, do promotor de justiça Hugo Mendonça e da vice governadora Izolda Cela, do diretor do Unicef, Rui Aguiar, parlamentares, entre outras autoridades.

Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. O governador Camilo reforçou a importância que o Governo do Ceará dá ao programa Mais Infância. “O mundo olha para as crianças, o Brasil está priorizando isso e o Ceará vem priorizando como uma política pública que se tornou lei. Nós sancionamos esse ano, o Programa Mais Infância do Ceará é uma política pública com orçamento garantido pelo Estado para a gente cuidar cada vez mais das nossa crianças”, comemorou. A primeira dama Onélia Santana apresentou os resultados> “Nossa meta é construir 160 brinquedopraças e já entregamos 84. As praças Mais Infância, que são mais completas, com pista de skate, quadra de futebol, academia de ginástica e o playground para crianças, são 35 e já entregamos sete, estando o restante com 80% da obra concluída. Temos mais de um 1,5 milhão de visitas domiciliares, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). Já chegamos a 17 mil profissionais que lidam com essas crianças capacitados, entre agentes comunitários de saúde, gestores educacionais. Então, o Programa Mais Infância é intersetorial, que envolve várias pastas”, informou a primeira-dama.

Para a Defensoria, que integra a rede de proteção à infância e juventude, o espaço de debate e de reflexão reforça a atuação. “Trabalhamos na garantia de direitos e na ampliação da cidadania das crianças e jovens, portanto, debater a temática e encontrar saídas para as inúmeras violações são fundamentais para garantir o futuro mais digno para toda a sociedade”, disse a defensora geral.

 

Com informações: GovernoCE