Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de Congresso de Saúde

Publicado em

34609389634_3f68db19c1_o

A supervisora e defensora pública do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Ceará, Nelie Aline Marinho, integrou na manhã desta quarta-feira, 21, a mesa redonda de tema “Reflexos da atuação do médico prescritor na judicialização”, durante o  V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. A defensora pública do Nudesa, Isabelle Ferreira, também esteve presente no evento.

Durante o Congresso, a defensora falou sobre as práticas mais recorrentes do Nudesa, principalmente quanto aos laudos que são disponibilizados para viabilizar as demandas que serão judicializadas ou solucionadas administrativamente. “Procuramos orientar que os assistidos da Defensoria cheguem com o laudo mais específico para a sua demanda, pois, muitas vezes, um fator que dificulta a solução dos pedidos é a falta de informação nos laudos. É importante que os médicos entendam a necessidade de cada assistido, para que o deferimento do pedido seja conforme a compreensão de cada demanda específica”.

35064310620_a81c7ce4de_oA defensora falou sobre a importância da participação da Defensoria. “O Congresso reuniu-se profissionais da saúde, operadores do direito e gestores públicos no âmbito da saúde e é de extrema relevância a nossa participação para que eles possam compreender a demanda que recebemos diariamente e as nossas maiores dificuldades”.

O momento foi voltado para profissionais do Direito, da Saúde, de operadoras de Plano de Saúde, do controle social, gestores públicos e privados da área da saúde e estudantes de Direito e da Saúde, em uma realização do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública, a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB Ceará) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE).