Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública do 2º Grau homenageada nesta sexta-feira (19)

Publicado em

BENEDITA00018

Nesta sexta-feira (19), a Defensora Pública Benedita Maria Basto Damasceno será homenageada por ocasião de sua aposentadoria e pela importante contribuição dada à Defensoria Pública do Estado do Ceará – DPGE. A homenagem acontecerá no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da instituição, localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1111, bairro Luciano Cavalcante, às 10h.

Nomeada em 26 de abril de 1979, por meio de concurso público para exercer o então cargo de advogada de ofício, assumiu inicialmente na comarca de Uruburetama em 02 de maio de 1979.

Em julho de 1993, foi nomeada para exercer as funções do cargo em comissão na Coordenadoria de Assistência Jurídica do Estado (CAJE), cargo equivalente ao atual Defensor Público Geral, onde permaneceu até o ano de 1997.

Em seguida, exerceu a função de Subdefensor Público Geral, sendo primeira Subdefensora Pública após o advento da Lei Complementar n.º 06/1997, que instituiu a DPGE e desvinculou da pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUS.

Exerceu o cargo de conselheira eleita do Conselho da Defensoria Pública do Estado do Ceará – Consup em 2003 e 2004, e por dois mandatos consecutivos esteve à frente da Corregedoria Geral, entre os exercícios de 2007 a 2011.

Atualmente, a Defensora Pública Benedita exerce o cargo de Defensora Pública de 2º Grau de Jurisdição, com atuação no Tribunal de Justiça.

Filha do advogado militante do Estado do Piaui, Fausto Fernandes Basto, e de Raimunda de Sales Basto, Benedita nasceu na cidade em Parnaíba-PI e adotou o Ceará quando decidiu ingressar na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC.

A Defensora Pública Benedita Damasceno é casada com o juiz de Direito aposentado, Célio Damasceno e mãe de quatro filhos, todos advogados, sendo que a filha Karina Damasceno seguiu os passos da mãe e é Defensora Pública no Estado de Alagoas.