Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública Geral assina TAC com MP e Governo Estadual no sentido de regularizar o cumprimento do atendimento em centros socioeducativos no Estado

Publicado em

A Defensora Pública Geral do Ceará, Andrea Coelho, assinou nesta terça, 17, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a DPGE, Ministério Público do Ceará (MP/CE) e Governo estadual. Com a medida, o Poder Executivo se compromete a regularizar o cumprimento do atendimento em centros socioeducativos no Estado, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei nº 12.594/12, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A assinatura do TAC foi mediado pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Iracema do Vale. Participou ainda do encontro o defensor público e supervisor do Nadij, Alfredo Homsi Neto.

Índice

Andrea Coelho destacou que a medida representa “um avanço fantástico”. Ela enfatizou que “esse TAC estabelece prazos para que o ente público promova as mudanças indispensáveis ao crescimento e fortalecimento do sistema socioeducativo”.

A promotora de Justiça Antônia Lima Sousa, titular da 7ª Promotoria Estadual da Infância e da Juventude, explicou que o TAC tem como base três ações ajuizadas pelo MP/CE e Defensoria contra o Estado, que pediam a interdição parcial de centros educacionais na Capital. Para a promotora, a assinatura do documento é uma atitude positiva. “Vem demonstrar a vontade do Estado em ajustar uma situação, que é de violação de direitos”.

O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, afirmou que o compromisso assumido será executado em paralelo com as ações emergenciais e estruturais que o Governo já está adotando. Segundo ele, ambas as iniciativas passam pela valorização das condições de trabalho dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo, no combate da violação de direitos, e na recuperação física dos centros educacionais, além da entrega de novas unidades no Interior. “

a

Também estiveram presentes a desembargadora Vilauba Fausto Lopes, presidente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJCE; juiz Manuel Clístenes, da 5ª Vara da Infância e da Juventude da Capital; juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Cléber de Castro Cruz; juíza auxilar da Corregedoria Geral da Justiça, Mirian Porto; e o consultor jurídico do TJCE, Nilsiton Aragão.

Compareceram ainda a vice-governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho; procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos; chefe de Gabinete do Governadoria do Estado, Élcio Bastita; chefe de Gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira; Acácio Pereira, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente do Ceará (Cedeca); Nadja Furtado, do Conselho Estadual dos Direitos das Criança e do Adolescente; e Sérgio Silva, do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

Fotos: Nadson Fernandes/TJCE

Com informações da Asssessoria de Comunicação / TJCE