Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública Geral do Ceará participa de reunião do Conselho Diretivo da Asociación Interamericanas de Defensorias Públicas, no Chile

Publicado em

IMG-20150904-WA0002

A Defensora Pública Geral do Ceará, Andrea Maria Alves Coelho, participa nesta sexta, 4, em Santiago, no Chile, de sessões do Comitê Executivo e Conselho Diretor da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF). A Defensora foi escolhida pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), em reunião realizada em julho, em Brasilia, como representante do colegiado nas relações internacionais.

O presidente do Condege e Defensor Público Geral do Estado do Pará, Luis Carlos de Aguiar Portela, também participa do encontro. A reunião conta com a presença de demais Defensores Públicos e de representantes de Associações de Defensorias Públicas de vários países do continente. Entre os pontos tratados destaca-se a atuação dos defensores públicos interamericanos nos casos levados à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Durante a reunião do Conselho Diretor será exposto pela coordenação geral da entidade um informe a respeito do projeto que foi levado adiante pela AIDEF do Programa de Cooperação da União Europeia para a América Latina (EUROsocial).

Após os debates de tema de interesse administrativo, o Conselho vai por em discussão o Plano Estratégico para implementação das “100 regras de Brasília”, documento para facilitar o acesso à justiça de pessoas em condição de vulnerabilidade, assim como a implementação do Manual Regional de Execução de Pena para Defensorias Públicas e o Manual sobre Mulheres Privadas de Liberdade.

Além disso, será exposto o estado das gestões de cooperação com o Banco Mundial, a Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (CELAC) e a União de Nações Sulamericanas (UNASUR) para a realização de um estudo completo sobre as realidades dos sistemas de Defensoria Pública na América.

A Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) foi constituída em 18 de outubro de 2003, no Rio de Janeiro, pela maioria dos países da América e Caribe, com a finalidade do fortalecimento institucional das Defensorias Públicas dos Estados Associados. A AIDEF é uma organização de caráter civil, acadêmica e científica, com coordenação interinstitucional em benefício dos direitos humanos e da defesa jurídica eficiente e de qualidade em favor dos destinatários de seus serviços.

Tanto o Condege quanto a Defensoria Pública do Pará em particular sempre conferiram a maior importância à atuação da AIDEF. Há dois anos a instituição paraense tem a representação de um membro, o defensor Carlos Eduardo Barros Silva como defensor público interamericano, com importantes atuações em foros internacionais.

 

*com informações de Daniel Sasaki / DPPA