Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública Geral do Ceará tem encontro em Brasília para tratar da criação do CNDP

Publicado em

Na manhã da última quarta-feira (11), a Defensora Pública Geral do Estado do Ceará e presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege, Andréa Maria Alves Coelho, esteve reunida, em Brasília, com a presidente da Anadep, Patrícia Kettermann, com o vice presidente, Stéfano Pedroso; com representante da Defensoria Pública da União – DPU, Haman Tabosa; com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – Anadef, Dinarte da Páscoa Freitas, além do Defensor Público Geral de São Paulo, Rafael Vernaschi.

A reunião aconteceu na sede da Anadep e o principal ponto da pauta foi a criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública – CNDP. Os dirigentes das instituições avançaram na consolidação de um texto em consenso sobre a Proposta de Emenda Constitucional – PEC para a criação do Conselho.

A ideia da criação do CNDP é organizar a atuação das Defensorias Públicas em todo o Brasil e padronizar o atendimento ao cidadão, contribuindo para a melhoria do acesso à justiça. A proposta é criar um órgão plural, que reflita a participação da sociedade civil, inclusive com a indicação de cidadãos pelas Comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara dos Deputados, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, do Ministério Público e da Magistratura.

O documento com redação final foi apresentado em reunião no Ministério da Justiça, já na tarde de quarta-feira. A partir de então, deve ser definida uma estratégia para sua apresentação ao Congresso Nacional.

Para a Presidente do CONDEGE, Andréa Maria Alves Coelho, o momento é histórico, representando o alinhamento das entidades representativas da Instituição no seu fortalecimento e, consequentemente, na busca pela plena efeitvação do acesso à justiça.

Segundo o Assessor de Relacionamento Institucional, Francisco Rubens de Lima Júnior, o texto final representa o amadurecimento das instituições envolvidas, tendo sido construído após amplo debate desde o ano de 2013, importanto em avanços até sua redação final.