Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública Geral do Estado do Ceará participa de reunião “Pacto por um Ceará Pacífico”

Publicado em

DSC_1062

A Defensora Pública do Estado do Ceará, Andrea Maria Alves Coelho, participou, na manhã desta sexta-feira (9), da primeira reunião do comitê permanente de acompanhamento das ações e projetos do “Pacto por um Ceará Pacífico”, presidida pelo governador Camilo Santana e pela vice governadora Izolda Cela, no Palácio da Abolição.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; além de secretários de Estado e demais autoridades da área de Segurança Pública, Justiça, Emprego e Renda, Saúde, entre outros, em âmbito Estadual e Municipal, para discutir o principal programa do Governo do Estado, que tem por objetivo reduzir os índices de criminalidade.

A Defensora Pública Geral do Estado afirmou que a Defensoria tem atuado em algumas frentes, entre elas, nas audiências de custódia, que iniciaram em agosto último, e no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, potencializado pelo projeto “Defensoria sem Fronteiras”, que contou com a participação de cerca 20 defensores públicos de diversos estados do país para atender os 900 adolescentes em centros educacionais coordenados pelo Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

Andrea Coelho frisou que vem mantendo diálogo constante com a vice governadora, Izolda Cela, no sentido de implantar melhorias nos sistemas educacionais, visto que a criminalidade cresce entre os jovens. Com relação às audiências, a defensora geral afirmou que foram designados, inicialmente, cerca de 40 defensores públicos em regime de plantão e que, devido à estrutura para atender à população carcerária ter sido modificada pela questão da logística, o número foi momentaneamente reduzido. Contudo, afirmou que a Defensoria Pública está estruturada para realizar as audiências com número suficiente de profissionais. De acordo com a Defensora Pública Geral do Ceará, a instituição já atuou em 70% dos processos.

“A Defensoria Pública pode atuar, ainda, na área da mediação, onde já obtém bom desempenho, tendo expertise nessa matéria, especialmente no território do Vicente Pinzon”, finalizou.

Segundo o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, o “Ceará Pacífico” é um projeto de toda a população, inclusive da iniciativa privada, e não, apenas, do governo. Segundo ele, já foram tomadas medidas concretas, sendo as audiências de custódia uma delas, além do investimento em novos carros para o “Ronda do Quarteirão”. “O compromisso é nosso e de todo o povo cearense que deseja ter uma cidade mais tranquila e com paz”, afirmou o governador.

Na oportunidade, estiveram presentes, ainda, a defensora pública e assessora de projetos da Defensoria Pública, Isabelle Ferreira e o supervisor da 18ª Defensoria Criminal, Carlos Alberto Mendonça.

DSC_1057
Saiba mais sobre o “Pacto pelo um Ceará Pacífico”

O programa foi lançado no dia 7 de agosto e várias ações pactuadas já foram implementadas, como as Audiências de Custódia e a lei que determina a contratação de presos em regime semiaberto, aberto e livramento condicional, e aos egressos do sistema penitenciário em contratos do Governo do Estado.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude. Para a organização e implementação do decreto, foram criados um comitê de governança, uma secretaria executiva, câmaras temáticas, uma câmara de articulação dos Poderes e órgãos autônomos e uma câmara de monitoramento e análise.
Na oportunidade, estiveram presentes, ainda, a defensora pública e assessora de projetos, Isabelle Ferreira e o supervisor da Vara Criminal da Defensoria Pública.