Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora pública geral e ouvidora externa são empossadas pela comunidade no Conjunto Palmeiras

Publicado em

IMG_2542 - Cópia

Da costureira à vice-governadora do Estado. O pequeno palco montado na Praça da Paróquia São Francisco de Assis, no Conjunto Palmeiras, para a posse popular da defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, e da ouvidora geral externa da instituição, Merilane Coelho, acolheu na manhã desta quinta-feira (14) várias lideranças do Ceará, em especial, às da sociedade civil.

IMG_9208A posse popular faz parte de uma estratégia da atual gestão da Defensoria Pública que visa uma aproximação cada vez maior com os assistidos. Esta foi a quinta posse popular da Defensoria Pública do Ceará, que é a primeira do sistema de justiça cearense onde os defensores são também empossados pela sociedade civil. “Quando fui eleita pelos colegas defensores, indicada pelo governador Camilo Santana e referendada pela Assembleia, pensei que a posse tinha que ser diferente porque a Defensoria Pública é a instituição do sistema de justiça que escuta e dá voz à população. Temos que fazer a posse onde o destinatário do nosso serviço está e se nós hoje existimos, enquanto instituição, é porque existem estão aqui e precisam ter voz”, destacou emocionada Mariana Lobo.

IMG_2378

O vendedor Izidorio Gaudino foi um dos primeiros a chegar para a solenidade de posse popular. Chamava atenção o cartaz amarelo que ele carregava com as frases escritas em tinta vermelha: ‘Queremos o Orçamento Participativo da Defensoria Pública no Conjunto Palmeiras. Nossa comunidade agradece’. Para Izidorio, o trabalho da instituição é muito importante para a população mais carente que não pode pagar para resolver seus problemas na Justiça.

A educadora Elisabeth Vieira da Silva, moradora do Conjunto Palmeiras, acredita que a Defensoria Pública pode contribuir muito para o fortalecimento das mulheres de seu bairro. “Precisamos muito de orientação para nossas famílias, pois a violência é uma realidade muito forte aqui no Conjunto Palmeiras que até dificulta nossa mobilização, porque as pessoas têm medo de sair de casa. Tem também a dificuldade de dar uma educação de qualidade para os nossos filhos, de conseguir a pensão para criar as crianças. Com a Defensoria e a parceria com as entidades, as pessoas se sentem mais seguras”, afirmou a moradora que faz parte da Associação das Mulheres em Movimento.

IMG_2348Diante das manifestações da população, a defensora pública geral ressaltou a importância do trabalho da Defensoria Pública, que cresceu nos últimos anos com o apoio da militância. “Quando a gente vem aqui, escuta vocês reivindicando, com os cartazes levantados, a gente sai com as energias revigoradas, com mais força para lutar com mais determinação e, quando a gente chega lá no nosso local de trabalho, não esquece da imagem dos rostos de vocês e o ‘para quem’ nós temos que lutar”, enfatizou.

A vice-governadora Izolda Cela participou de toda a solenidade e destacou o simbolismo do momento. “Nós sabemos muito bem que há um acúmulo de desigualdade e de opressão em grande parte da população do nosso País. Basta a gente olhar um pouco para o lado que constatamos situações de ausência de garantia de direitos. Mas a Mariana vem buscando aquilo que é necessário para que a Defensoria desempenhe um serviço cada vez melhor. Ela é a pessoa certa no lugar certo,e a presença dela no comando, na liderança da Defensoria, tem trazido bons frutos para a população cearense. É uma pessoa de diálogo, de equilíbrio, que se impõe pela nobreza e pela legitimidade daquilo que ela defende. Desejo a vocês uma gestão mais próspera, com muitos frutos para a comunidade, porque é com a Defensoria que vamos vencer e superar essas grandes dificuldades que ainda assolam a comunidade”, finalizou Izolda.IMG_9275

A solenidade marcou também a posse da ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, representante da sociedade civil eleita com a participação de movimentos sociais. “A Defensoria é a instituição do sistema de justiça que mais tem caminhado ao nosso lado, que mais tem dialogado de forma continuada com os militantes de direitos humanos. É por isso que reafirmo aqui hoje que vamos continuar lutando pela Defensoria para que ela fique cada vez mais forte para alcançar todos os municípios cearenses”, destacou Meire.

IMG_2521

A posse popular aconteceu durante a programação do Defensoria em Movimento, que desde novembro realiza assistência jurídica e promove palestras voltadas para a educação em direitos em bairros de Fortaleza e municípios do Estado. A solenidade contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; da desembargadora representante do Tribunal de Justiça, Maria Iraneide Moura Silva; da promotora de Justiça da 13ª unidade do juizado especial cível e criminal, Ana Cláudia Uchôa de Albuquerque Carneiro; do corregedor geral da Defensoria Pública, Luiz Fernando de Castro da Paz; da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes; da presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, Darcília Lima; e do coordenador do Unicef Fortaleza, Rui Aguiar.