Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora pública geral recebe homenagem durante conferência promovida pela OAB Ceará

Publicado em

homenagem

Na noite desta quarta-feira, dia 8 de junho, a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo Botelho Albuquerque, foi uma das homenageadas durante a conferência ‘Mediação e conciliação no novo CPC’. O evento foi promovido pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Ceará e aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Mariana Lobo foi uma das homenageadas devido ao seu trabalho desenvolvido a frente da Defensoria Pública para promover a mediação de conflitos. Neste ano, foram apresentados dois projetos que integram o programa Pacto por um Ceará Pacífico. São eles o DePaz, que trabalha na prevenção de conflitos, com mediação e conciliação direto na comunidade; e o Acolhe, que trabalha com vítimas de violência no Estado. Com eles, a Defensoria está atuando em seu mister que são as soluções extrajudiciais e a acolhida dos mais vulneráveis.

“É muito gratificante participar deste momento porque é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da mediação de conflitos. É fundamental que nós, operadores do Sistema de Justiça, debatamos esse tema para que ele seja consolidado. A Defensoria Pública, devido a sua lei complementar, antes de ingressar com as ações judiciais, já procura realizar as audiências de conciliação e a mediação com os seus assistidos. É salutar o objetivo da OAB em plantar essa semente na advocacia e juntos, Defensoria Público, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Poder Executivo, possamos somar esforços para fortalecer projetos de mediação, fazendo com que a sociedade abrace essas formas de solucionar os conflitos”, destacou Mariana.

13422335_1780697625496122_1157680169268940775_o
Foram homenageadas também a vice governadora do Estado, Izolda Cela, a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD), Socorro França, e a vice-reitora de Ensino de Graduação da Unifor, Lilia Maia de Morais Sales. Participaram da solenidade representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e outras entidades. Marcaram presença também as defensoras públicas Francilene Gomes de Brito, membro da Comissão e ex-defensora pública geral, e Rozane Martins Miranda Magalhães, supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública.

 

oab

Após as homenagens, a vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, Lilia Maia de Morais Sales, ministrou a palestra ‘Mediação e conciliação no novo CPC’. Na ocasião, as defensoras públicas  Francilene Gomes de Brito Bessa e Rozane Martins Miranda Magalhães foram as debatedoras