Principal > Notícia > Defensora pública geral recebe homenagem durante conferência promovida pela OAB Ceará

Defensora pública geral recebe homenagem durante conferência promovida pela OAB Ceará

9 de junho de 2016

homenagem

Na noite desta quarta-feira, dia 8 de junho, a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo Botelho Albuquerque, foi uma das homenageadas durante a conferência ‘Mediação e conciliação no novo CPC’. O evento foi promovido pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Ceará e aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Mariana Lobo foi uma das homenageadas devido ao seu trabalho desenvolvido a frente da Defensoria Pública para promover a mediação de conflitos. Neste ano, foram apresentados dois projetos que integram o programa Pacto por um Ceará Pacífico. São eles o DePaz, que trabalha na prevenção de conflitos, com mediação e conciliação direto na comunidade; e o Acolhe, que trabalha com vítimas de violência no Estado. Com eles, a Defensoria está atuando em seu mister que são as soluções extrajudiciais e a acolhida dos mais vulneráveis.

“É muito gratificante participar deste momento porque é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da mediação de conflitos. É fundamental que nós, operadores do Sistema de Justiça, debatamos esse tema para que ele seja consolidado. A Defensoria Pública, devido a sua lei complementar, antes de ingressar com as ações judiciais, já procura realizar as audiências de conciliação e a mediação com os seus assistidos. É salutar o objetivo da OAB em plantar essa semente na advocacia e juntos, Defensoria Público, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Poder Executivo, possamos somar esforços para fortalecer projetos de mediação, fazendo com que a sociedade abrace essas formas de solucionar os conflitos”, destacou Mariana.

13422335_1780697625496122_1157680169268940775_o
Foram homenageadas também a vice governadora do Estado, Izolda Cela, a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD), Socorro França, e a vice-reitora de Ensino de Graduação da Unifor, Lilia Maia de Morais Sales. Participaram da solenidade representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e outras entidades. Marcaram presença também as defensoras públicas Francilene Gomes de Brito, membro da Comissão e ex-defensora pública geral, e Rozane Martins Miranda Magalhães, supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública.

 

oab

Após as homenagens, a vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, Lilia Maia de Morais Sales, ministrou a palestra ‘Mediação e conciliação no novo CPC’. Na ocasião, as defensoras públicas  Francilene Gomes de Brito Bessa e Rozane Martins Miranda Magalhães foram as debatedoras